30/08/2017

O colecionador de mariolas



Valdir, quem descobriu a América? Cristovam Colombo, eu respondia na lata, sem pensar nem pestanejar.

Valdir, onde nasceu Pablo Picasso? nasceu em Málaga na Espanha, no dia 25 de outubro de 1881.

Valdir, quem inventou o telefone? Alexander Grahan Bell.

Valdir, versículo 1, do capítulo 21 de salmos, O rei se alegra em tua força, Senhor, e na tua. Salvação grandemente se regozija.

Era só a professora perguntar e eu respondia, eu sabia tudo na ponta da língua, eu era considerado o menino mais sabido da escola e do bairro, até os adultos vinham me perguntar, quando tinham alguma dúvida.

Eu sabia tudo, ou, quase tudo, eu não sabia de que maneira me aproximar e conversar com Marietinha.

Marietinha era a filha do seu Ambrósio da venda, morena bonita, sempre com os cabelos trançados, duas tranças, uma de cada lado, parecia uma indiazinha , vestido de chita florido, que deixava seu corpo mais infantil do que era, não tinha como não se apaixonar por aquele piteuzinho, pelo menos comigo foi assim.

Mas eu era muito tímido, Um dia tirei coragem não sei de onde e entrei na venda, tremendo feito vara verde e pedi um doce, só não sabia qual ela me ofereceu paçoca, doce de leite, pé de moleque e mariola.

Quase sem controlar a tremedeira eu disse que era louco por mariola, mesmo sem saber o que era aquilo, comprei uma , guardei pra comer depois, mas não comi, levei pra casa, a cada minuto eu pegava ela e ficava imaginando que aquela mãozinha doce, tinha sido colocada naquele doce, é claro que não comi a minha primeira mariola, que dormiu comigo, debaixo do meu travesseiro.

No outro dia, fucei minhas gavetas até achar algumas moedinhas, pra comprar outra mariola, que também não comi, o importante era ver a Marietinha mais uma vez.

E assim, durante muito tempo, eu guardava toda moeda que eu ganhava e fazia algum servicinho pra ganhar mais alguma.

Quando dei por mim, eu já tinha uma coleção de mariolas, algumas já estavam secas e duras, sem contar aquelas que as formigas já tinham comido a metade, eu mesmo não comi nenhuma, nem sei que gosto tinham.

Mas o tempo foi passando, fui desencanando da Marietinha, conheci outras meninas, até namorei algumas e as mariolas acabaram indo pro lixo.

A Marietinha deve ter casado com certeza, talvez não esteja tão bonita como foi, pode ser que esteja gorda.

Outro dia, passeando com meu neto, paramos num barzinho de beira de estrada e uma menina, mais ou menos da idade dele, veio nos atender.

Johnny, meu neto se encantou com ela e timidamente pediu uma mariola e fomos embora.

No caminho eu perguntei se ele não ia comer o doce.

Então ele respondeu, não vou não vô, eu vou fazer uma coleção.