26/05/2015 | 12:45 | TJ/AL

Ausência nas eleições: mais de 17 mil eleitores tiveram título cancelado

Em Alagoas, 17.220 eleitores tiveram seus títulos eleitorais cancelados por ausência às urnas nas últimas três eleições. Desde a última segunda-feira (25), a Justiça Eleitoral disponibilizou, nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais, os nomes e os números dos títulos que foram cancelados.

O cancelamento ocorreu depois de passado o prazo de 60 dias para que os eleitores passíveis de terem o documento invalidado pudessem regularizar a situação. Em Alagoas, 18.195 estavam passíveis de cancelamento e apenas 965 eleitores compareceram aos cartórios eleitorais para a regularização.

Para checar se o documento foi cancelado, o eleitor pode acessar o site (www.tre-al.jus.br) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e acessar o link “Situação Eleitoral”, no espaço “Serviços ao Eleitor”.

Regularização
Para reverter o quadro e regularizar seu título, o eleitor deverá comparecer, pessoalmente, ao cartório eleitoral de sua inscrição ou, em caso de mudança de endereço, no cartório eleitoral ao qual pertença sua residência. É necessário levar um documento de identidade – exceto o novo modelo de passaporte por não conter dados de filiação -, apresentar o título eleitoral e os comprovantes de justificativa de ausência em cada turno das eleições, além de comprovante de residência.

O cancelamento do título eleitoral provoca uma série de consequências, entre elas o impedimento na obtenção de passaporte e carteira de identidade, o recebimento de salário de função ou emprego público e a tomada de alguns tipos de empréstimos. A nomeação em concurso público e a matrícula em algumas instituições de ensino também podem ser dificultadas pela ausência do registro eleitoral.


Leia mais sobre Eleições 2014


Eleitos serão diplomados na próxima quinta-feira, 18

Campanhas de Aécio e Dilma juntas gastaram mais de R$ 570...

Soma de abstenção, brancos e nulos chega a 27,7% dos votos

Norte e Nordeste deram eleição a Dilma Rousseff

Dilma é reeleita na disputa mais apertada da história

Corrupção e economia voltam a ser temas centrais em debate

Dilma tem 49% e Aécio, 41% das intenções de voto

Lula compara o PT a Jesus Cristo

Para evitar uso político TRE proíbe convocação dos usuári...

Dilma tem 46% e Aécio, 43% das intenções de voto

Publicidade