30/10/2016 | 19:20 | Veja

Nelson Almeida/AFP

Sete derrotas em 7 cidades: 2º turno confirma derrocada do PT

A partir de 2017, maior cidade do país comandada pelo partido será a capital do Acre, Rio Branco

O resultado do segundo turno das eleições municipais confirmou o pior desempenho do PT desde 1985. Das sete grandes cidades em que o partido concorria (Anápolis, Recife, Santa Maria, Santo André, Juiz de Fora, Mauá e Vitória da Conquista), não levou nenhuma, segundo indicam os resultados da apuração.

A legenda conquistou apenas uma capital, Rio Branco (Acre), ainda no primeiro turno, e ainda perdeu o controle do chamado “cinturão vermelho” — as cidades no entorno de São Paulo onde o partido era forte desde os anos 1980.

Na única capital onde o partido ainda tinha chance no segundo turno, Recife, o petista João Paulo foi derrotado por Geraldo Júlio (PSB), que conseguiu a reeleição.

No chamado “cinturão vermelho”, o partido também perdeu nas duas cidades em que disputava o segundo turno: Mauá e Santo André. Com isso, não vai comandar nenhuma das cidades — até este ano, tinha seis prefeitos na região, entre eles o de São Bernardo, Luiz Marinho; Lula, que vive lá, não foi nem sequer votar no segundo turno.

Com isso, a maior cidade sob controle do PT no país a partir de 2017 passará a ser Rio Branco, com pouco mais de 300 000 habitantes.

Em São Paulo, a maior cidade comandada pelo petista será Araraquara, com cerca de 150 000 habitantes, onde o ex-ministro de Dilma Edinho Silva foi eleito no primeiro turno.


Leia mais sobre Eleições 2016


Após julgamento de recurso, TRE preserva mandato do prefe...

Eleitores que faltaram às três últimas eleições terão até...

Justiça eleitoral diploma prefeitos e vereadores de São M...

Após contagem de votos, eleição para prefeito segue indef...

Só perde quem não pode esperar

Alagoano de Pão de Açúcar é eleito prefeito de Aracaju

Rui Palmeira derrota Cicero e é reeleito prefeito de Maceió

Cícero Almeida vota no Iate Clube Pajuçara

Pesquisa Ibope revela que Rui Palmeira deve vencer eleiçõ...

Candidato a prefeito sugere que mulher use 'super bonder'...

Publicidade