03/11/2016 | 06:25 | Edital Concursos Brasil

Reprodução

Projeto de lei orçamentária aprova 400 vagas para o Concurso da Receita Federal

Lançamento do edital ainda depende de aprovação do projeto no Congresso e sanção presidencial

Aumenta a expectativa para lançamento do Concurso da Receita Federa do Brasil, que vem sendo aguardado para o ano de 2017. Isso por causa da informação presente do PLOA, o Projeto de Lei Orçamentária da União, que prevê a oferta de 400 vagas para os cargos de auditor-fiscal, analista tributário e assistente técnico-administrativo.

No entanto, ainda não existe a confirmação oficial de que o edital, de fato, será lançado. Isso por que o PLOA ainda deverá passar pela aprovação do Congresso e pela sanção presidencial, de forma a haver a possibilidade de sanções e vetos. É válido ressaltar, todavia, que a necessidade de pessoal para a Receita é grande e a importância dessas funções é de elevado grau para o funcionamento da instituição pública.

ÚLTIMO CONCURSO DA RECEITA FEDERAL
O último lançamento de edital para o Concurso da Receita Federal aconteceu ainda no ano de 2014, quando foram ofertadas 278 vagas para o cargo de Auditor-Fiscal. A remuneração, na ocasião, foi de R$ 14.965,44 mensais.

No entanto, é sabido que esse valor será reajustado positivamente em caso de concurso no próximo ano.

A seleção foi constituída de uma primeira etapa objetiva de conhecimentos gerais, uma segunda etapa também objetiva de conhecimentos específicas, uma terceira etapa de prova discursiva e uma avaliação de sindicância de vida pregressa.

DÉFICIT DO CONCURSO DA RECEITA FEDERAL
A grande expectativa em torno da aprovação da PLOA e o consequente lançamento do concurso da Receita Federal se deve ao elevado déficit de pessoal que a instituição possui, bem como o seu papel relevante no processo de recuperação econômica do país.

O Tribunal de Contas da União (TCU), inclusive, já havia feito alguns apontamentos a respeito da falta de funcionários na Receita em razão da elevada quantidade de aposentadorias concedidas. Entre os anos de 2009 e 2014, os dados dão conta o déficit de mais de dois mil auditores.


Leia mais sobre Concurso


Governador anuncia concurso público para a Educação

MP garante concursos públicos ainda este ano em São Migue...

Prefeitura de Arapiraca abre Processo Seletivo

Seduc/AL seleciona Docentes Bolsistas em Processo Seletiv...

Prefeitura de Roteiro anuncia Processo Seletivo para Visi...

Governador Renan Filho garante edital de concursos da PM ...

Prefeitura de Campo Alegre contrata visitadores em Proces...

Entra na fase final tramites para Concurso Público em São...

Confira 11 concursos públicos com salários a partir de R$...

MP define calendário para concurso público em São Miguel ...

Publicidade