Curiosidade


28/12/2016 | 08:30 | Notícias ao Minuto

Cidade submersa no 'Velho Chico' é redescoberta

Ruínas de casas, postes e uma praça encontradas no fundo do Rio São Francisco eram de Itacuruba, no Sertão pernambucano

Arquivo Pessoal/Chico Rasta

 Rio São Francisco -


Uma cidade submersa no Rio São Francisco foi registrada pelas lentes do fotógrafo Luiz Netto. As ruínas de casas, postes e uma praça encontradas no fundo do "Velho Chico" eram de Itacuruba, no Sertão pernambucano. O município foi deixado pelos moradores no final da década de 1980 para a construção da Barragem de Itaparica. Para reviver os tempos e resgatar a lembranças do local, Netto fez uma expedição que durou 15 dias.

Foram encontradas mais de dez casas, além de embarcações, veículos e o antigo clube. Uma redescoberta depois de quase 30 anos. "Tem, provavelmente, uma escola pelo número de cômodos, e também um açougue. Muitas casas estão com paredes inteiras e até com telhados, coisa difícil de encontrar aqui no São Francisco", disse o fotógrafo.

Apesar das descobertas, o grupo de fotógrafos não teve facilidade para achar o centro da cidade. "Foi com a ajuda de um antigo morador da cidade inundada que encontramos o Centro. Ele [o morador] foi melhor que GPS; ele botou a gente no centro histórico. Quando colocamos o sonar, descobrimos que era ali mesmo o local exato do centro", afirmou o fotógrafo.

Segundo o G1, o que mais chamou a atenção dos moradores que viveram na cidade, antes dela ser tomada pela água, foi a descoberta do antigo clube onde eles dançavam. Era o local que mais pediam para a equipe encontrar.

Publicidade
Studio I Publicidade

0

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vedada a inserção de comentários que contenham palavras torpes e que violem a lei e os bons costumes. O AlagoasWeb poderá retirar, sem prévio aviso, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Deixe seu comentário