28/12/2016 | 08:30 | Notícias ao Minuto

Arquivo Pessoal/Chico Rasta

Cidade submersa no 'Velho Chico' é redescoberta

Ruínas de casas, postes e uma praça encontradas no fundo do Rio São Francisco eram de Itacuruba, no Sertão pernambucano

Uma cidade submersa no Rio São Francisco foi registrada pelas lentes do fotógrafo Luiz Netto. As ruínas de casas, postes e uma praça encontradas no fundo do "Velho Chico" eram de Itacuruba, no Sertão pernambucano. O município foi deixado pelos moradores no final da década de 1980 para a construção da Barragem de Itaparica. Para reviver os tempos e resgatar a lembranças do local, Netto fez uma expedição que durou 15 dias.

Foram encontradas mais de dez casas, além de embarcações, veículos e o antigo clube. Uma redescoberta depois de quase 30 anos. "Tem, provavelmente, uma escola pelo número de cômodos, e também um açougue. Muitas casas estão com paredes inteiras e até com telhados, coisa difícil de encontrar aqui no São Francisco", disse o fotógrafo.

Apesar das descobertas, o grupo de fotógrafos não teve facilidade para achar o centro da cidade. "Foi com a ajuda de um antigo morador da cidade inundada que encontramos o Centro. Ele [o morador] foi melhor que GPS; ele botou a gente no centro histórico. Quando colocamos o sonar, descobrimos que era ali mesmo o local exato do centro", afirmou o fotógrafo.

Segundo o G1, o que mais chamou a atenção dos moradores que viveram na cidade, antes dela ser tomada pela água, foi a descoberta do antigo clube onde eles dançavam. Era o local que mais pediam para a equipe encontrar.


Leia mais sobre Curiosidade


Morre, aos 117 anos, pessoa mais velha do mundo

Animais aterrorizantes que vivem no Rio Amazonas

Aquela foto de Albert Einstein mostrando a língua acaba d...

As ilhas mais perigosas do mundo

Cinco cobras gigantes capturadas pelo mundo

Superbebê nasce com peso e tamanho de criança de seis meses

Suposta múmia extraterrestre é encontrada no Peru

'Maior cuscuz do mundo' atrai forrozeiros para o São João...

Peixe ‘sem rosto’ é redescoberto após um século sem ser v...

'Gato gigante' viraliza e pode bater recorde mundial

Publicidade