28/12/2016 | 11:55 | Gizmodo

Reprodução

Carro 'quase autônomo' da Tesla prevê acidente na pista antes que ele aconteça


Carros que dirigem sozinhos foram a principal promessa da indústria da tecnologia em 2016 para o futuro. Algumas empresas já começaram a testar veículos autônomos, como a Uber e o Google, enquanto outras preferem estratégias um pouco mais seguras.

É o caso do sistema de direção automática dos carros elétricos da Tesla. O "Piloto Automático", como é chamado, já esteve no centro de uma polêmica por ter supostamente causado um acidente de trânsito em março, mas as recentes atualizações do sistema o deixaram bem mais eficiente.

É o que mostra um vídeo, registrado na Holanda e divulgado na internet nesta semana. Nas imagens, o Piloto Automático prevê e avisa o condutor do veículo de que um acidente pode estar prestes a acontecer bem na frente dele. E, em questão de segundos, o acidente de fato acontece.

É possível ouvir um alerta sonoro ao fundo da gravação, que se trata justamente do aviso emitido pelo Piloto Automático antes que o acidente aconteça. Segundo o usuário do Twitter que fez o upload do vídeo, o sistema semi-autônomo do carro também acionou os freios de emergência antes que o motorista o fizesse.

Elon Musk, presidente e fundador da Tesla, disse na ocasião do lançamento da versão 8.0 do Piloto Automático que o sistema era tão inteligente que poderia até "enxergar" situações perigosas na pista antes que elas acontecessem.

Além disso, o sistema é capaz de dirigir o carro sozinho, sem precisar do motorista, mas apenas durante uma linha reta e preferencialmente com as mãos do condutor sobre o volante por precaução. Não chega a ser um carro verdadeiramente autônomo, mas é quase.

Confira o vídeo


Leia mais sobre Tecnologia


Cientistas conectam cérebro humano à internet pela primei...

Alagoanos ganham jogo digital comemorativo da Semana Naci...

Aparelhos eletroeletrônicos consomem eletricidade mesmo f...

Chega ao Brasil o 1º sistema de Wi-Fi distribuído

Celular explode debaixo de travesseiro e estudante tem qu...

O computador mais barato do mundo custa R$ 20 e pode ser seu

Motorista já podem testar a nova CNH digital pelo celular

CNH digital deve ser implantada até fevereiro de 2018

Começa travessia de cabo que ligará o Brasil ao continent...

Novo Google Glass já está à venda

Publicidade