Saúde


04/01/2017 | 18:35 | Remedio Caseiro

As 5 doenças capazes de serem transmitidas pelo beijo

A saliva é um grande meio de transporte de vírus e bactérias que podem evoluir para problemas graves como infecções

Depositphotos

As 5 doenças capazes de serem transmitidas pelo beijo


O beijo não transmite apenas paixão, calor e desejo; ele também é uma das principais formas de contágio de inúmeras doenças.

A saliva é um grande meio de transporte de vírus e bactérias que podem evoluir para problemas mais sérios como graves infecções no sangue, rubéola e, até mesmo, pneumonia. Confira a lista das cinco doenças que podem ser transmitidas através do beijo, divulgada pela CNN Espanhol.

Doenças transmitidas pelo beijo

Vírus respiratório
Resfriados, gripe, caxumba, sarampo, rubéola e outros inúmeros vírus respiratórios são facilmente transmitidos de uma pessoa para outra. Por exemplo, se alguém que possui a doença passar a mão no nariz e depois tocar em algum objeto, quem tocar nesse objeto está sujeito à transmissão. O contágio acontece ainda mais rápido se for através de um beijo.

Doença do Beijo
Popularmente conhecida como doença do beijo, a mononucleose infecciosa é uma doença transmitida pelo Epstein-Barr (EBV), que pertence à família do vírus da herpes. A enfermidade é adquirida através do contato com a saliva de uma pessoa contaminada e apresenta sintomas de febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos.

Herpes
Uma pessoa contrai o vírus da herpes quando tem um contato direto com a ferida de uma pessoa contaminada. Muitas vezes essas feridas ficam localizadas nos lábios e o beijo acaba sendo uma das formas mais comuns de se adquirir a enfermidade.

Citomegalovirus
O citomegalovirus é da mesma família da herpes e também pode ser transmitida através de um simples beijo, sangue, sêmen urina e leite materno. Os sintomas da doença muitas vezes passam despercebidos, mas o vírus fica latente, podendo apresentar uma fase aguda mais a frente.

Estreptococos do grupo A
São bactérias que fazem parte da nossa flora bucal, podendo ser transmitida de uma pessoa para outra através do contato com a saliva. Ela pode causar problemas como orofaringe, tonsilite, infecções de feridas e da pele, infecções do sangue, escarlatina e pneumonia.

Publicidade
Associação Comercial Empresarial Miguelense

0

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vedada a inserção de comentários que contenham palavras torpes e que violem a lei e os bons costumes. O AlagoasWeb poderá retirar, sem prévio aviso, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Deixe seu comentário