08/01/2017 | 17:55 | Veja

Karim Jaafar/AFP

Copa do Mundo terá 48 seleções a partir de 2026

Ampliação do Mundial foi bandeira de campanha do atual presidente da Fifa e deve ser aprovada nesta terça

A Copa do Mundo de 2026, ainda sem sede definida, deve contar com seleções de 48 países. A decisão de ampliar o principal torneio do futebol deve ser aprovada pelo conselho da Fifa nesta terça-feira, em Zurique (Suíça), um dia depois da cerimônia de premiação dos melhores de 2016. O português Cristiano Ronaldo é o favorito para levar – pela quarta vez – o troféu de melhor jogador do mundo. O atacante concorre com o argentino Lionel Messi e o francês Antoine Griezmann.

O inchaço da Copa foi uma das bandeiras de campanha do italiano Gianni Infantino, presidente da Fifa desde fevereiro de 2016. Tem o apoio da ampla maioria dos integrantes do conselho da entidade e das associações nacionais de futebol e é por isso que a sua aprovação é tida como certa nos bastidores e até por quem se opõe a ela, caso da federação inglesa.

A associação alemã, atual campeã do mundo, também é contra a ampliação da competição. O novo formato vai ampliar o número de vagas de todos os continentes e deve abrir espaço para seleções mais fracas que hoje não conseguem se classificar, o que supostamente vai democratizar a competição em detrimento do nível técnico, que vai ser rebaixado. Associações nacionais da África, da Ásia, da África e da América Central são as que mais apoiam o aumento do Mundial.

Uma das propostas em discussão prevê que as 48 seleções serão divididas em 16 grupos de três. Os dois primeiros times de cada chave avançariam para a fase eliminatória, que teria sequência até a definição da campeã do mundo. Os finalistas disputariam assim sete jogos até a decisão, mantendo o número de partidas necessárias no atual formato.

Desde a Copa da França, em 1998, o torneio é disputado por 32 seleções, divididos em oito grupos de quatro. Os dois primeiros de cada chave avançam para as oitavas de final – e daí segue o mata-mata até a decisão.


Leia mais sobre Esporte


CSA vence fora de casa e dá passo enorme rumo à Série B

CRB perde pro Brasil de Pelotas sob forte chuvas

Terrenense realiza amistoso preparatório hoje em Campo Al...

Alagoana Marta se junta ao elenco, e Seleção está complet...

Campeonato Alagoano de Handebol começa nesta sexta

Alagoanos são ouro em Campeonato Brasileiro de Taekwondo ...

Guarda Civil prende assaltantes flagrados por câmeras de ...

Terrenense lança plano de Sócio Torcedor

Brasil joga hoje contra a Colômbia defendendo sequência d...

Segunda rodada da Copa Nordeste Cadete de Handebol

Publicidade