03/02/2017 | 06:25 | Agências

Ilustração

Polícia Federal prepara novo concurso público 2017

Seleção deve ofertar 1.758 vagas para os cargos de Escrivão, Delegado, Agente e Perito

A expectativa para a abertura de um novo concurso público para a Polícia Federal (PF) aumenta a cada dia. As últimas notícias apontam que o que está faltando agora é somente um parecer do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). O órgão é que disponibiliza verbas para a realização do certame e contratação dos aprovados. O que se sabe até o presente momento é que será oferecido para este concurso público um total de 1.758 postos. Serão 600 vagas para o cargo de escrivão, 491 para delegado, 600 para agente e 67 para peritos.

É interessante observar que para escrivão e agente, o processo ainda se encontra no Ministério da Justiça. Ele deverá ser analisado e enviado para o MPOG, que deverá decidir pela liberação. Já para perito e delegado a informação que temos é de que o processo já tramita no MPOG desde 2016.

Vale destacar que devido ao decreto 8.326, de 2014, o órgão está dispensado da necessidade da autorização do MPOG para que realize novos concursos. O que ele necessita é apenas de um parecer do órgão em relação as condições financeiras para que as vagas sejam preenchidas.

E tem mais, segundo o decreto, a PF pode dar início a um novo concurso público sempre que houver uma defasagem de pessoal de 5%.

Sobre as vagas
Os candidatos que quiserem concorrer para os cargos de agente e de escrivão precisam contar com formação de nível superior em qualquer área. Para a função de perito também há a exigência do nível superior, porém, em áreas específicas. Para o cargo de delegado é preciso ter o ensino superior em Direito. Além disso, é preciso ter no mínimo três anos de exercício de atividade jurídica ou de atividade policial.

Em todas as funções é necessário que os candidatos apresentem a CNH de Categoria B para cima.

Esse concurso da Polícia Federal ocorre em bom momento para os profissionais, já que é época de valorização da carreira. Isso se dá pelo fato de que o presidente Michel Temer sancionou no fim do ano passado um decreto que promove o reajuste das remunerações percebidas pelos profissionais investidos nos cargos da corporação.


Leia mais sobre Concurso


Governador anuncia concurso público para a Educação

MP garante concursos públicos ainda este ano em São Migue...

Prefeitura de Arapiraca abre Processo Seletivo

Seduc/AL seleciona Docentes Bolsistas em Processo Seletiv...

Prefeitura de Roteiro anuncia Processo Seletivo para Visi...

Governador Renan Filho garante edital de concursos da PM ...

Prefeitura de Campo Alegre contrata visitadores em Proces...

Entra na fase final tramites para Concurso Público em São...

Confira 11 concursos públicos com salários a partir de R$...

MP define calendário para concurso público em São Miguel ...

Publicidade