Cultura


07/02/2017 | 10:35 | Assessoria

Governo promove Carnaval do Bicentenário em comemoração aos 200 anos de Emancipação de Alagoas

Estado promove prévias carnavalescas em reconhecimento às tradições culturais

Márcio Ferreira

Novidade para este ano é o retorno do bloco Filhos da Pauta, organizado por jornalistas alagoanos


Grupos carnavalescos, Liga de Escolas de Samba e agremiações culturais alagoanas vão poder contar, mais uma vez, com o apoio do Governo do Estado para a realização das prévias de carnaval. O Carnaval do Bicentenário, promovido pelo governo, recebe este nome em comemoração aos 200 anos de Emancipação Política de Alagoas.
 
Ao som de muito frevo e marchinhas carnavalescas, os foliões alagoanos poderão curtir o Jaraguá Folia, na noite da sexta-feira (17). Já no sábado (18), o Eterno Pinto desfila na Orla Marítima em homenagem à agremiação Pinto da Madrugada.
 
“O Governo de Alagoas não podia deixar de homenagear este tradicional bloco que é o Pinto da Madrugada, que não sairá na avenida este ano, por decisão da diretoria. Vamos promover uma grande festa nos mesmos moldes que a agremiação apresentava, levando orquestras de frevo e muita animação para a orla de Maceió”, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.
 
O tão aguardado Jaraguá Folia agrega vários grupos já conhecidos pela população, como o bloco Filhinhos da Mamãe e o tradicional No Escurinho é Mais Gostoso, que acontecem no dia 17 de fevereiro, a partir das 18h. A novidade para este ano é o retorno do bloco Filhos da Pauta, organizado por jornalistas alagoanos, que volta a desfilar nas ruas do boêmio bairro.
 
Já o Eterno Pinto, irá reunir milhares de foliões na orla da capital, no sábado (18), das 9h às 17h. A festa também contará com a animação de orquestras de frevo e dos blocos Amigos do Rei, Samba de Nêgo, Pecinhas de Maceió, Turma da Rolinha, Sururu na Lama, Adultos na Folia e Crianças na Folia.
 
As prévias da festa de momo mais esperada pelos foliões alagoanos já foram iniciadas pela Liga Carnavalesca de Maceió, desde o último dia 22 de janeiro. Ao todo, são 12 dias de festa e desfiles por toda Maceió. Para Mellina Freitas, o período movimenta diversos segmentos. “Ao longo dos anos, o Governo de Alagoas sempre acolheu as prévias carnavalescas bem como o desfile das escolas de samba que acontecem em Maceió. O Estado está assegurando os investimentos a estes grupos por meio de edital por entender que os festejos movimento diversos setores da economia local”, afirma a secretária.
 
Durante os dias de carnaval também serão realizados eventos festivos. No sábado (25), o bloco Filhinhos da Mamãe desfila na orla de Pajuçara. No domingo (26), o bloco Nêga Fulô anima a orla de Ponta Verde e, na terça-feira (28), blocos afros agitam a avenida marítima.

Publicidade
Câmara de Vereadores

0

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vedada a inserção de comentários que contenham palavras torpes e que violem a lei e os bons costumes. O AlagoasWeb poderá retirar, sem prévio aviso, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Deixe seu comentário