23/02/2017 | 15:30 | Noticias ao Minuto

DR

Ideb do ensino médio incluirá escolas públicas e privadas

Todos os alunos do 3º ano do ensino médio deverão fazer a avaliação federal neste ano

A próxima edição do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) contará com notas de todas as escolas de ensino médio do país, incluindo públicas e particulares. Atualmente, o ensino médio não tem notas por escola. Só há um índice geral da etapa, por amostragem.

O MEC (Ministério da Educação) anunciou pelas redes sociais nesta quinta-feira (23) que a avaliação de português e matemática -feita até hoje apenas por uma amostra de escolas- será ampliada para todas as escolas. Todos os alunos do 3º ano do ensino médio deverão fazer a avaliação federal neste ano.

Dessa forma, será possível ter um Ideb de cada unidade, como já ocorre nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Ainda não há definição oficial, mas a Folha apurou que a divulgação do Ideb do ensino médio substitua a divulgação dos resultado por escola do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A divulgação de uma média por escola a partir da nota dos alunos no Enem sempre causou críticas de especialistas porque o exame não tem a função de avaliar a escola.

A mudança ocorre após o governo Michel Temer (PMDB) conseguir aprovar a reforma do ensino médio. O MEC também planeja mudanças no Enem, tanto para cortar custos com a realização da prova como para adequar a prova ao previsto na nova estrutura do ensino médio.

Ainda não há informações sobre custos para uma aplicação censitária da Prova Brasil (avaliação federal que compõe o Ideb). Além do desempenho na prova, o Ideb leva em conta taxas de aprovação escolar. A avaliação é realizada a cada dois anos.


Leia mais sobre Educação


Provas do Encceja serão aplicadas em novembro

Prefeitura de São Miguel dos Campos capacita Educação par...

Desfile de 16 de setembro contará com mais de três mil es...

MEC divulga dados parciais do Censo Escolar da Educação B...

MEC libera R$ 20,1 milhões para universidades e instituto...

Termina hoje prazo para inscrição no ProUni para estudant...

Medalhistas da Obmep 2016 são premiados no Palácio Repúbl...

Governo vai pagar salário mínimo para aluno de escola púb...

Operação da PF mira servidores da Educação em Campo Alegr...

Escolas Ana Lins de São Miguel dos Campos e Aprígio Vilel...

Publicidade