04/04/2017 | 13:30 | Assessoria

Protótipo do 1° carro elétrico produzido com tecnologia 100% brasileira será apresentado hoje

O protótipo do primeiro carro elétrico produzido com tecnologia 100% brasileira será apresentado nesta terça-feira (04), a partir das 15h30, dentro da programação do workshop "Energias Renováveis e Inovações Interconectadas", realizado entre os dias 4 e 6 de abril, no térreo do Paço Alfândega, em Pernambuco. Desenvolvido para o segmento carro compartilhado, o Veículos Alternativo para Mobilidade (VAMO) terá velocidade limitada de 60 km/h, já que será utilizado em área urbana. A duração da carga será de duas a três horas. Além de ser 100% sustentável, o carro vem com recursos de IoT, internet das coisas e conectado à nuvens.
 
O acesso ao veículo será feito através do uso de aplicativos, no qual o usuário fez um prévio cadastramento para sua habilitação no sistema. A expectativa é de que a versão comercial esteja disponível daqui a nove meses.  O veículo é desenvolvido pela Serttel, com o apoio do instituto Senai de Inovação no Recife (ISI).
 
A intenção da empresa é oferecer um veículo a um custo baixo, porém com recursos de alta tecnologia, por isso, o VAMO já nasce com o que há de mais moderno, a exemplo de recursos de Internet das Coisas e conectado à nuvens, além de ser 100% elétrico. “No Recife, estamos em fase de desenvolvimento do veículo em parceria com o Instituto SENAI de Inovação. A previsão é que a versão comercial fique pronta em 12 meses”, explica o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Grupo Serttel, Rudrigo Maciel.
 
O objetivo é disponibilizar o VAMO em estações públicas para serem acessíveis à população de forma compartilhada. O acesso ao veículo será feito através do uso de aplicativos smartphones, no qual o usuário faz o cadastramento prévio para sua habilitação no sistema. 
 
O carro terá 2,4 metros de comprimento por 1 metro de largura e será apresentado em duas versões para um ou dois passageiros, além de um compartimento de carga. O veículo VAMO permitirá a Serttel implantar projetos públicos de compartilhamento veículos, bem como soluções de serviço de carro para empresas.
 
SOBRE A EMPRESA
A Serttel possui larga experiência em mobilidade inteligente e já implantou e opera sistemas de compartilhamento de bicicletas de aluguel em todo Brasil e Argentina, com mais de 18 milhões de viagens registradas em sua plataforma, além dos projetos de compartilhamento de veículos Elétricos "Carro Leve" no Recife e o "VAMO Fortaleza".


Leia mais sobre Tecnologia


Paris quer proibir carros a diesel e gasolina

Banco lança caixas eletrônicos que funcionam com o celular

Brecha no WhatsApp pode revelar com quem você conversa

Brasil é o quarto país em número de usuários de internet

Oi não pode cobrar chamadas de orelhões em Alagoas e mais...

Boeing paga US$ 1 milhão a quem inventar máquina voadora ...

Trem-bala mais veloz do mundo começa circular hoje

Cientistas conectam cérebro humano à internet pela primei...

Alagoanos ganham jogo digital comemorativo da Semana Naci...

Aparelhos eletroeletrônicos consomem eletricidade mesmo f...

Publicidade