06/04/2017 | 15:50 | Assessoria

Ilustração

Queda do Brasil em importante ranking mundial de educação preocupa especialistas


Aumentar o investimento na área e valorizar mais os professores são os principais caminhos apontados por especialistas para melhorar a qualidade da educação no país, que, de acordo com o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), caiu nos últimos anos. No levantamento divulgado no final do ano passado, nas três disciplinas avaliadas (ciência, leitura e matemática) entre alunos de 15 anos de 70 países, o desempenho do Brasil piorou se comparado ao levantamento anterior, realizado em 2012.

“Infelizmente, estamos caminhando para trás. Na América Latina, o pior desempenho em matemática é nosso. Apesar de o nosso investimento por aluno ser igual ou até mesmo superior a de países vizinhos”, alerta Fabio Silva, coordenador pedagógico do Ético Sistema de Ensino, que oferece soluções educacionais a centenas de escolas espalhadas pelo país. Porém, empenhamos apenas 42% da média do valor que os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) investem por alunos.

Em relação aos professores, a desvalorização profissional e a baixa remuneração pioram ainda mais a situação. “Muitos não conseguem se dedicar à capacitação e formação porque precisam lecionar em várias escolas para compor sua renda, não sobrando tempo para realizar cursos extracurriculares”, defende o coordenador pedagógico. Outro problema devido ao salário baixo é investir financeiramente em cursos. “O ônus da capacitação acaba ficando a cargo das escolas ou das Secretarias”, completa Silva.

De acordo com o ranking, a melhor colocação do país foi a 59ª posição em leitura. O resultado completo da pesquisa pode ser consultado aqui: http://www.oecd.org/pisa/.


Leia mais sobre Educação


Provas do Encceja serão aplicadas em novembro

Prefeitura de São Miguel dos Campos capacita Educação par...

Desfile de 16 de setembro contará com mais de três mil es...

MEC divulga dados parciais do Censo Escolar da Educação B...

MEC libera R$ 20,1 milhões para universidades e instituto...

Termina hoje prazo para inscrição no ProUni para estudant...

Medalhistas da Obmep 2016 são premiados no Palácio Repúbl...

Governo vai pagar salário mínimo para aluno de escola púb...

Operação da PF mira servidores da Educação em Campo Alegr...

Escolas Ana Lins de São Miguel dos Campos e Aprígio Vilel...

Publicidade