Interior


15/07/2017 | 16:45 | Assessoria

Jovens de Pindorama concluem módulo de curso em hortaliças

Capacitação desenvolvida pela Emater auxilia na profissionalização dos estudantes da comunidade

Assessoria


O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) concluiu, nesta quarta-feira (12), o terceiro módulo do curso Produção de Hortaliças com Base nos Princípios Agroecológicos, ministrado para adolescentes e jovens filhos e netos de colonos da Cooperativa Pindorama, em Coruripe.
 
Com aulas teóricas e práticas ministradas pela coordenadora de projetos da Emater, Maria da Guia Fonseca, a ação atende à demanda encaminhada pela cooperativa para profissionalização dos jovens e valorização da produtividade local por meio da agricultura familiar.
 
Neste módulo, os jovens, estudantes do ensino fundamental e médio, adquiriram conhecimentos sobre manejo e conservação do solo, incluindo conceitos sobre ciência do solo, fertilidade e produtividade, fatores que afetam a disponibilidade de nutrientes, adubação orgânica, e abordagens sobre irrigação e agricultura sustentável.
 
Como parte da ementa, os estudantes puderam aplicar seus conhecimentos durante aula prática de campo com ênfase em irrigação, solos, práticas de conservação e plantio da Moringa, árvore cultivada em áreas tropicais.
 
Integrando a prática multidisciplinar proposta pela capacitação, os alunos apresentaram trabalhos em grupo com os temas Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Sementes Transgênicas.
 
Segundo a coordenadora de projetos da Emater, Maria Fonseca, o resultado dos conteúdos disseminados será a produção de mudas de hortaliças, em estufa, para fortalecer os vínculos com a comunidade e garantir permanência dos jovens na colônia ao ampliar suas chances futuras de ingressar no mercado de trabalho.
 
O próximo módulo da capacitação será desenvolvido nos dias oito e nove de agosto, na sede da Pindorama.

Publicidade
Câmara de Vereadores

0

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vedada a inserção de comentários que contenham palavras torpes e que violem a lei e os bons costumes. O AlagoasWeb poderá retirar, sem prévio aviso, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Deixe seu comentário