17/07/2017 | 08:20 | Com Congresso em Foco

Antônio Cruz/Agência Brasil

Temer diz que é 'normal' gastar 15 bi para barrar denúncia na CCJ

Levantamento mostra indicação de recursos em emendas parlamentares para base aliada e anúncio de novos programas

O governo divulgou nota à imprensa (leia íntegra abaixo), por meio do Ministério do Planejamento, em que afirma que a liberação de verbas para garantir apoio na Câmara se trata “de procedimento absolutamente normal”. O texto foi divulgado em resposta à reportagem do jornal O Globo intitulada “Antes de votação, Temer distribuiu R$ 15 bilhões em programas e emendas”, publicada na edição deste domingo (16). Assinada pelos repórteres Leonardo Barretto, Letícia Fernandes, Cristiane Jungblut e Catarina Alencastro, a matéria informa que pacote de bondades do presidente Michel Temer, durante semana decisiva para sua permanência no Planalto, foi fruto de uma verdadeira operação de guerra no Congresso.

Nota à imprensa
Em relação à matéria publicada hoje, 16/07, no jornal O Globo, sob o título ‘Temer usou R$ 15 bi para obter vitória’, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão esclarece que a liberação de recursos para municípios trata-se de procedimento absolutamente normal. Tais recursos serão utilizados obedecendo a critérios como seleção pública e avaliação de risco de crédito, entre outros. Trata-se, portanto, de recursos emprestados e não doados, como quer fazer crer a reportagem.

A proposta inicial dos programas lançados está sendo discutida há vários meses pelas áreas técnicas do Governo, envolvendo vários Ministérios e havia sido anunciada previamente pelo Ministro.

Quanto às emendas parlamentares mencionadas, o Ministério esclarece que trata-se de um procedimento obrigatório previsto na Constituição e na legislação orçamentária. A execução dessas emendas é feita pelos ministérios setoriais obedecendo a critérios pré-determinados. São recursos destinados a diversos municípios para realização de obras essenciais, como projetos de saneamento, mobilidade urbana, iluminação pública etc.

Assessoria de Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão


Leia mais sobre Política


Lula lidera intenção de voto, mas Bolsonaro cresce em seg...

Joesley diz estar preso porque 'mexeu com poderosos'

Secretário de São Miguel é eleito representante regional ...

Funaro: Temer recebeu e negociou propina

Dilma, Lula, Gleisi e outros cinco petistas são denunciad...

Avião que levava deputados faz pouso de emergência no MT

Clima de 2ª denúncia mina base de Temer

Joesley chama Temer de 'ladrão' e diz que presidente não ...

Aumenta pressão contra Temer com ameaça de nova denúncia

Lula diz que Bolsonaro é fruto do analfabetismo no Brasil

Publicidade