10/08/2017 | 12:05 | Assessoria

Reprodução

Artista alagoano está entre os selecionados para a premiação do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

O júri selecionou 410 trabalhos dentre os 2.985 enviados

Entre os dias 26 de agosto e 12 de outubro, acontecerá o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Este ano, foram recebidos 2.985 trabalhos feitos por 560 artistas de 57 países. O artista de Alagoas, Jacob Vanderson Marques Ribeiro, está entre os selecionados para a premiação do Salão e sua obra exposta na mostra principal do evento no Armazém 14 do Engenho Central, com entrada gratuita.

O júri de seleção foi composto pelos cartunistas William Hussar, Junião e Orlando Pedroso, pelo professor universitário Ricardo Morellato, pelo caricaturista Baptistão, pela ilustradora Maria Eugênia e pela produtora cultural Ana Helena Curti.

Júri de Premiação – Os trabalhos selecionados serão analisados no dia 19/08, por outro júri, que irá decidir sobre a premiação. Esse júri será formado pelo caricaturista Jean Mulatier (França), pelos cartunistas Arturo Kemchs (México), Raul Fernando Zuleta (Colômbia) e Fernando Gonsales (Brasil), pela pesquisadora em história em quadrinhos e doutora em ciências da comunicação Sônia Luyten, pelo professor titular da ECA/USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) e ex-diretor geral da Pinacoteca de São Paulo, Tadeu Chiarelli, e pela publicitária e comediante do Festival Risadaria, Arianna Nutt.

Os vencedores das categorias cartum, caricatura, charge, quadrinhos e dos prêmios temáticos vão receber premiação no valor total de R$ 55 mil.

Exposição - A exposição contará com 410 trabalhos, feitos por 215 artistas de 32 países. Entre alguns dos temas abordados estão o presidente dos EUA, Donald Trump – em caricaturas e charges–, o muro que ele propôs para separar o país do México, as tecnologias e as redes sociais e a crise dos refugiados.

O público poderá conferir 108 caricaturas, 70 charges, 79 cartuns, 73 tiras, 46 prêmios temáticos Criança e 34 temáticos Saúde.

O 44º Salão Internacional de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) e faz parte das comemorações dos 250 anos de Piracicaba.

HISTÓRIA
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, durante a ditadura militar, como iniciativa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político. A partir do sucesso das primeiras edições e do apoio da turma do jornal carioca O Pasquim, importantes cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão em um dos mais conhecidos encontros do humor gráfico no Brasil e no exterior; é, ainda, um dos concursos mais antigos do gênero.

SERVIÇO:
44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Data: De 26 de agosto a 12 de outubro
Local principal: Engenho Central
Endereço: Av. Maurice Allain, 454 - Nova Piracicaba, Piracicaba - SP


Leia mais sobre Cultura


Alunos de São Miguel dos Campos lançam livros na 8ª Biena...

Grupo protesta em frente a museu contra performance de ho...

Sargento da Polícia Militar de Alagoas lança livro na 8ª ...

Governo do Estado registra dois novos patrimônios vivos d...

Autora alagoana Catarina Muniz lança romance erótico na X...

'As vozes do Forró das Antigas' se reúnem em grande show ...

Alagoana de São Miguel dos Campos é primeiro lugar em Con...

Circuito Musical do Sesc traz grupos de Coco de Roda a Al...

Biblioteca Pública e Projeto Maktub promovem intercâmbio ...

Espetáculo comemora 45 anos do Ballet Emília Vasconcelos

Publicidade