11/08/2017 | 07:55 | Noticias ao Minuto

José Cruz/Agência Brasil

Crítico de Temer, Renan receberá Lula na passagem de caravana por Alagoas

Político fará 'as honras da casa' junto com o filho, Renan Filho, que é governador do Estado

Depois de deixar a liderança do PMDB no Senado, no último mês de junho, por não concordar com as reformas propostas pelo governo do presidente Michel Temer, o senador Renan Calheiros irá recepcionar o ex-presidente Lula em Alagoas, sua terra-natal, durante a caravana que o petista realizará pelo Nordeste.

O político fará "as honras da casa" junto com o filho, Renan Filho, que é governador do Estado. Lula inicia a viagem, de ônibus, no dia 17 de agosto, e segue na estrada até 5 de setembro, começando na Bahia e terminando no Maranhão.

Na terça-feira (8), o alagoano chegou atrasado ao jantar oferecido pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, para discutir a reforma política. De acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, ele justificou dizendo que seu voo demorou a decolar: “Ser baixo clero é um desastre!”, ironizou, para gargalhada geral dos colegas.

Já o PT pretende, a partir da caravana, além de aproximar o ex-presidente Lula da população e dos políticos da região, aumentar o número de filiados à legenda. Desde a condenação de Lula pelo juiz Sérgio Moro, a 9 anos e meio de prisão por corrupção passiva, o número de pedidos de ingresso no partido registrou um aumento considerável.

De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, foram 4.836 pedidos de ingresso, apenas entre os dias 12 e 31 de julho. Ao todo, no mês, foram 5.141 pedidos.

Em pelo menos dois Estados, Pernambuco e Paraíba, o ex-presidente chancelará a ficha de novos militantes.

Durante a passagem do ex-presidente pelo Nordeste também deve haver debates temáticos. Entre os temas estão o “desmonte” da atividade econômica, com foco na paralisação das obras da Petrobras, e o programa Mais Médicos.

Em Pernambuco, onde Lula nasceu, também consta na programação um ato público no parque, localizado em Recife, que foi batizado com o nome da mãe do ex-presidente, Dona Lindu.


Leia mais sobre Política


Lula se compara ao demônio e pede 'respeito'

Lula: 'Sei que tô lascado, todo dia tem um processo'

Câmara realiza audiência pública sobre LDO e PPA na terça...

ONU inaugura primeiro escritório do Nordeste em Alagoas

'Lula participará da eleição preso ou solto', diz Dilma

Empresário diz que assinou recibos de imóvel ocupado por ...

Bancada do PT se posicionará contra afastamento do senado...

Ministro do Turismo despacha com prefeito de São Miguel d...

Lula apresenta recibos de aluguel com datas que não existem

Sem quórum, Câmara adia novamente leitura da denúncia con...

Publicidade