Educação


12/08/2017 | 20:15 | Assessoria

Escolas Ana Lins de São Miguel dos Campos e Aprígio Vilela de Teotônio, vencem Feceal


Assessoria

Escola Estadual Ana Lins conquistou o primeiro lugar da Mostra de Robótica com projeto de sistema de captação de água de ar condicionado para a irrigação


Projetos sustentáveis foram os vencedores da Mostra de Robótica e da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) na categoria Trabalho Pedagógico. De São Miguel dos Campos, a Escola Estadual Ana Lins conquistou o primeiro lugar da Mostra de Robótica com projeto de sistema de captação de água de ar condicionado para a irrigação, enquanto a Escola Estadual José Aprígio Vilela (EJAV), de Teotônio Vilela, foi a vencedora da categoria da Feceal pedagógica uma armadilha caseira para mosquitos feita de garrafa pet.
 
Uma das pioneiras da robótica da rede estadual – venceu a Feceal 2015 com projeto de braço mecânico, a Ana Lins trouxe à Mostra um sistema de captação de água de ar condicionado para irrigação que promove economia no gasto de água potável, visto que,  em um período de quatro horas, chegou a coletar 10  litros d’água. “Nosso grupo de robótica desenvolve muitos trabalhos que sempre tem como meta ajudar as pessoas”, conta o professor Diogo Thiago dos Santos, coordenador do grupo.
 
A diretora Josimere Queiroz comemorou a vitória na Robótica como também as outras conquistas da unidade no Encontro Estudantil: o 2º lugar na categoria Pesquisa da Feceal, com estudo sobre as propriedades organolépticas da farinha de coco e o 2º lugar no Encontro de Grêmios. “Tivemos um balanço positivo do evento, pois, das sete categorias em que nos inscrevemos, conquistamos três prêmios. Para muitos de nossos alunos, esta foi a primeira vez no Encontro Estudantil e eles já estão ansiosos pela próxima edição”, conta a gestora.
 
Armadilha – Com um projeto de uma armadilha caseira para insetos feita de garrafas pet e resfriadores de computador, a EJAV, de Teotônio Vilela, conquistou o primeiro lugar da Feceal. A unidade conquistou ainda o terceiro lugar da Mostra de Robótica com projeto de escola inteligente e automatizada onde todas as luzes e aparelhos eletrônicos se desligam automaticamente durante os intervalos, totalizando uma economia de duas horas de energia.
 
“A armadilha é feita com materiais reutilizáveis e conseguimos resultados positivos na captura de mosquitos”, garantem os estudantes Isabel Lopes Ferreira e Samuel Carlos dos Santos.
 
A diretora Leda Regina dos Santos celebrou as conquistas da escola no evento. “Os alunos e professores se empenharam muito nestes trabalhos e estamos muito alegres com as conquistas de nossa escola”, afirma.​

Publicidade
Câmara de Vereadores

0

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vedada a inserção de comentários que contenham palavras torpes e que violem a lei e os bons costumes. O AlagoasWeb poderá retirar, sem prévio aviso, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Deixe seu comentário