21/09/2017 | 06:32 | Sputnik News

Reuters

Trem-bala mais veloz do mundo começa circular hoje

Os trens-bala vão circular 7 vezes por dia da estação ferroviária Hongqiao perto de Pequim

Novos comboios de alta velocidade chineses Fuxing (rejuvenescimento) começam a circular na ferrovia Pequim-Shanghai, nesta quinta-feira (21), a nada mais nada menos do que 350 km/h.
 
Os trens-bala vão circular 7 vezes por dia da estação ferroviária Hongqiao perto de Pequim. Segundo a companhia China Railway, Fuxing é o trem-bala comercial mais rápido do mundo.

De acordo com a tabela da estação chinesa, o primeiro trem-bala saiu de Pequim nesta quinta-feira às 7h00 (22h00 da quarta-feira no horário de Brasília). Fuxing leva os passageiros de Pequim a Shanghai em 4 horas 28 minutos, ou seja, menos uma hora e meia se comparado ao tempo que levava antes.

O trajeto Pequim-Shanghai é um dos mais populares na China, com o tráfego anual de mais de 100 milhões de pessoas. Levando em conta tal volume, as autoridades chinesas decidiram aumentar o limite de velocidade máxima na linha em questão, impulsionando o lançamento do novo trem-bala.

Todos os trens-bala chineses são elaborados para atingir velocidades de até 350 km/h, contudo, seis anos atrás as autoridades do país decidiram diminuir o limite para 300 km/h.

Nos finais de julho deste ano, foi realizado com sucesso o lançamento do trem-bala Fuxing com consumo de energia 10% menor do que os trens-balas da classe Hexie mesmo quando atingiram 350 km/h.


Leia mais sobre Tecnologia


Bateria de notebooks Windows com chip Qualcomm vai durar ...

Paris quer proibir carros a diesel e gasolina

Banco lança caixas eletrônicos que funcionam com o celular

Brecha no WhatsApp pode revelar com quem você conversa

Brasil é o quarto país em número de usuários de internet

Oi não pode cobrar chamadas de orelhões em Alagoas e mais...

Boeing paga US$ 1 milhão a quem inventar máquina voadora ...

Cientistas conectam cérebro humano à internet pela primei...

Alagoanos ganham jogo digital comemorativo da Semana Naci...

Aparelhos eletroeletrônicos consomem eletricidade mesmo f...

Publicidade