09/02/2011 | 11:30 | com Agência Alagoas

David Kennedy/AlagoasWeb

JÁ - Centrais de Atendimento ao Cidadão ampliam e modernizam serviços

Centrais de Atendimento disponibilizam os mais variados serviços aos cidadãos

Mais de 4,9 milhões de usuários foram atendidos em 2010 nos cinco postos do Estado; população pode dispor dos serviços prestados pela Defensoria Pública

As Centrais de Atendimento ao Cidadão JÁ – vinculadas à Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) – atenderam, somente no ano passado, 4.978.46 usuários e estão ampliando a estrutura física e expandindo os serviços prestados nas unidades do Centro, Mangabeiras e Farol, em Maceió e nos municípios de São Miguel dos Campos e Penedo, no interior.

No local, estão disponíveis serviços estaduais, municipais e federais. No posto de Mangabeiras, por exemplo, a população pode dispor do posto do INSS (emissão do cartão SUS), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e, desde o início deste ano, de serviços prestados pela Defensoria Pública EStadual.

No que diz respeito à Defensoria, a população pode procurar os setores de contestação (defesa jurídica daqueles que foram citados em processo judicial cível), Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) e Núcleo Criminal (defesa jurídica na área criminal).

De acordo com o superintendente de Atendimento ao Cidadão da Segesp, Leonis Soares, as unidades estão em fase de ampliação e modernização das instalações, com o objetivo de dar maior celeridade ao atendimento e promover comodidade aos clientes.

O Já Mangabeiras funciona das 8h às 17h, sendo que o Detran fecha às 14h. O órgão passou a oferecer, recentemente, a análise de ITCD e IPVA, autenticação de livros e atendimento fiscal.

O município de Arapiraca e o Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes, devem receber ainda este ano uma unidade cada um. O Já do Shopping Farol, que funciona das 9h às 19h (o Detran fecha às 15h), oferece atendimentos referentes à Eletrobras Alagoas; Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); Detran; Sine; Procon; Secretaria de Estado da Defesa Social (com emissão de carteira de identidade); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Prefeitura Municipal de Maceió.

No Centro, a menor das unidades, funciona das 8h às 18h (o Detran fecha às 14h) e oferece serviços da Eletrobras Alagoas, Detran, Sine, Procon, Defesa Social (Carteira de identidade), Sefaz e Seplan que, em parceria com o Sebrae, fornece assistência ao microempresário. Em São Miguel dos Campos, o JÁ funciona das 8h às 14h e beneficia as cidades de Junqueiro, Anadia e Boca da Mata. Apenas a Sefaz, Arsal, Defesa Social e o Porta Aberta (assistência ao microempresário) prestam atendimento no local.

Segundo Soares, o Governo deve investir este ano também na recuperação das instalações hidráulicas e elétricas e na comunicação visual das unidades da capital e do interior. “A Segesp pretende ainda qualificar os servidores locados nas unidades, bem como modernizar alguns serviços, como a digitalização das carteiras de identidade”, destacou Soares.

Em todas as unidades, um dos serviços mais procurado pelos usuários é a emissão de carteira de identidade. Somente no JÁ de Mangabeiras, foram 9.682 em 2010. Somente na unidade do Farol, o sistema já é digital.

A advogada Larissa Peixoto estava no posto do Detran da Mangabeiras para se informar sobre para qual das agências dos Correios a segunda via da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) havia sido encaminhada, uma vez que não estava em casa quando o documento chegou. “Preciso pegar o AR (Aviso de Recebimento) para me dirigir ao Correio certo e pegá-la”, disse.

Para os usuários, as Centrais JÁ proporcionam comodidade na resolução de pendências, uma vez que reúnem vários serviços em um mesmo lugar, com filas menores do que nas unidades centrais de atendimento.

A estudante Cristiane Soraya Santos, estava na fila para pagar a taxa da prova de legislação, que antecede a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e depois passaria no posto da Eletrobras.

“As filas no JÁ de Mangabeiras geralmente não são muito grandes e tenho o conforto de esperar sentada. Terei de marcar nova prova teórica, pois somente depois de passar, tirarei a carteira de motorista”, disse a estudante, enquanto se dirigia a outro guichê. “Na Eletrobras, tenho de solicitar uma segunda via, pois não sei onde guardei o boleto de dezembro e acabei, sem perceber, deixando de pagar este mês e pagando o de janeiro”, explicou.


Leia mais sobre Geral


Mutum é apresentado à população alagoana

Fim de semana em Alagoas tem previsão de chuvas moderadas

Estação da primavera tende a ser com menos chuva e mais v...

Trabalhadores dos Correios deflagram greve por tempo inde...

Semarh prever chuvas isoladas durante o final de semana e...

Rajadas de vento no litoral são comuns, explica meteorolo...

Projetos de jovens nordestinos é destaque em feira intern...

Militar alagoano vence etapa Nordeste do prêmio ‘Heróis R...

Sol deve predominar durante o final de semana em Alagoas

Mais de 20 mil prestigiam desfile do 7 de Setembro em Maceió

Publicidade