Exposição ilustra Virgem Maria nua e com órgão masculino

Publicado por Redação

Fonte Extra

21 de fevereiro de 2020 às 9:02

Imagens Reprodução

Reprodução
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no telegram

‘Deus acima de tudo, gozando acima de todos’ diz inscrição no quadro, formado por um quebra-cabeça

O deputado estadual Capitão Paulo Teixeira (Republicanos) pediu à prefeitura que ordene a retirada de uma peça da exposição Cine Desejo, no Centro Cultural Hélio Oiticica, que ilustra a Virgem Maria com um seio nu e um órgão masculino, com a inscrição “Deus acima de tudo, gozando acima de todos”. Nesta quarta-feira, o também parlamentar Márcio Gualberto (PSL), ligado à igreja católica, já havia se posicionado sobre o quadro, pedindo, nas redes sociais e em plenário, explicações à casa cultural e ao município.

“O espaço, da Secretaria Municipal de Cultura do Município, dedicado à diversidade da produção artística contemporânea, exibe um absurdo escárnio da fé cristã. Um ultraje aos símbolos religiosos e até mesmo a valores caros ao Presidente da República. Isso é liberdade de expressão? Vou pedir explicações aos responsáveis pelo espaço e à Prefeitura do Rio de Janeiro”, afirmou Gualberto em sua rede social, em texto acompanhado de um vídeo onde ele visita a peça na exposição.

— Não se trata de censura. A lei não permite censura. Mas também não permite que se cometa vilipêndio ao sentimento religioso, seja qual for a crença: católico, espírita, evangélico… — disse Paulo Teixeira, que encaminhou um pedido a Crivella para que ordene a retirada do quadro.

Funcionários do Centro Cultural Hélio Oiticica informaram que uma equipe da secretaria municipal de Cultura esteve no espaço nesta quinta-feira pela manhã e pediu que a classificação, que era de 10 anos, fosse mudada para 16 anos. As peças ainda estão na exposição. Por enquanto, o Centro Cultural informa que não recebeu qualquer determinação para retirá-las.

error: Conteúdo protegido. Solicite atraves do Whatsapp 82.9311-2225
banner_otica_diniz