Laudemiro Rodrigues

Cosmopolita Alagoano

O Brasil Exposto ao Mundo

Reprodução

Foi protocolada no Tribunal Penal Internacional (TPI) por representantes da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) uma denúncia contra o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no que tange as atitudes tomadas pelo mandatário durante a crise atraída pela pandemia do novo coronavírus.

A base das acusações apresentada pelos juristas é que Bolsonaro tratou de “expor a vida dos brasileiros, com ações concretas que estimulam o contágio e proliferação do vírus”. Com isso, a ABJD acusa o presidente de Crimes contra a Humanidade. Os supostos crimes foram cometidos perante grande repercussão nacional, com abundantes provas de caráter jornalístico, em especial vídeos gravados e divulgados pela imprensa nacional e internacional, assim, deixando claro que os crimes foram praticados de forma institucional, ou seja, na condição de Presidente da República.

O documento é assinado por inúmeros advogados e aponta que o presidente saiu nas ruas contra as medidas apontadas como extremamente recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e até mesmo do próprio Ministério da Saúde.

É uma forma de internacionalizar a questão, absorvendo assim o caráter urgente da discussão. Visto que, até o presente momento, o Brasil é a única nação em que o chefe do Poder Executivo vai de encontro às recomendações de profissionais de saúde dos mais diversos lugares do mundo.

Porém, o Brasil tem um histórico negativo quando se trata de internacionalizar problemas locais, há de se recordar que o Brasil foi julgado e condenado em relação à Lei Maria da Penha, no qual o Estado Brasileiro fora acusado omissão, negligência e de ser tolerante em relação a crimes contra os direitos humanos das mulheres. À época, o órgão responsável pela condenação foi a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos.

A realidade dos dias de hoje é um tanto quanto semelhante, já que, uma vez recebida, o Brasil passará a ter ainda mais holofotes no cenário internacional, e, neste caso, no banco dos réus. O fim da pandemia do covid-19 está próximo, mas as consequências sociais ainda chegarão ao pico.

error: Conteúdo protegido. Você pode solicitar atraves do Whatsapp 82.9311-2225
banner_otica_diniz