Orcilene Maria

Viva+

Carboidratos: conheça seus benefícios e malefícios

Reprodução Google

Os carboidratos possuem componentes essenciais para a saúde e para o bom funcionamento do organismo. Portanto, eles são macronutrientes de fundamental importância que fornecem energia para todas as nossas células, processos metabólicos e para todas as nossas atividades diária.

Consumidos em excesso podem aumentar não só o peso ,mas também a gordura corporal, além de estar relacionado  a hiperglicemia e a elevação de doenças crônicas não transmissíveis .O mesmo consumido em quantidades insuficientes podem resultar em hipoglicemia ,irritabilidade, desnutrição ,emagrecimento exagerado, depressão e fadiga .Com relação aos carboidratos ,vimos que tanto  a falta ou o excesso são prejudiciais a nossa saúde. Porém, é essencial tanto a quantidade como a qualidade dos carboidratos na dieta. Pois os mesmos são divididos em:      

  •  Carboidratos simples :dissacarídeos e polissacarídeos
  •  Carboidratos complexos: monossacarídeos

Aos alimentos ricos em carboidratos simples são os que contém sabor mais doces. Fazem parte deste grupo, pão francês, açúcar refinado, biscoitos, refrigerantes e arroz branco. Este tipo de carboidrato não precisa de um longo tempo para ser absorvido pelo organismo.

Os alimentos ricos em carboidratos complexos são considerados mais nutritivos por conter uma grande quantidade de vitaminas, fibras e minerais. Fazendo parte deste grupo, aveia, lentilha, massas e arroz integrais, grão de bico e outros cereais. É absorvido pelo organismo lentamente, liberando energia de forma gradativa.

Benefícios
  • Fornece energia necessária para o bom funcionamento do organismo
  • Os carboidratos complexos são ricos em vitaminas, minerais e fibras
  • É benéfico ao cérebro por ser fonte de energia e de glicose
  • Consumindo de forma certa o mesmo proporciona bom-humor por liberar serotonina
  • Carboidratos complexos dão saciedade e beneficiam o bom funcionamento do intestino
Malefícios
  • O consumo em excesso pode acarretar acúmulo de peso e gordura
  • O mesmo consumido em quantidades insuficientes pode resultar em hipoglicemia, desnutrição, emagrecimento exagerado entre outras patologias.
  • Consumir de forma exagerada pode ocorrer o aumento do triglicerídeos no sangue, o que pode resultar em Diabetes tipo 2
  • Aumenta as chances de desenvolver sobrepeso e obesidade, devido ao excesso de gordura armazenada
  • Consumir carboidrato em excesso contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas

É recomendável que os carboidratos sejam consumidos de forma moderada, pois a restrição total dos mesmos não é a forma correta e mais fácil de cuidar do seu organismo. O importante é entender que os carboidratos fazem parte da nossa alimentação e que é essencial para que não cause danos a nossa saúde.

#ficaadica

O carboidrato é a principal fonte de energia para o organismo, por isso pode ser prejudicial para quem o excluí da alimentação a longo prazo.

error: Conteúdo protegido. Você pode solicitar atraves do Whatsapp 82.9311-2225
banner_otica_diniz