Alagoas tem a menor taxa de contágio do Coronavírus do país

Publicado por Redação

Fonte Agência Alagoas

Imagens AlagoasWeb/Arquivo

15 de setembro de 2020 às 10:53

AlagoasWeb/Arquivo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no telegram
É essencial manter cuidados básicos como uso de máscaras e evitar aglomerações para prevenir aumento de casos

O estado de Alagoas tem, hoje, a menor taxa de contágio de Covid-19 do Brasil, com índice de 0,61. Os dados, consolidados em 4 de setembro, estão disponíveis na ferramenta Covid-19 Analytics, mantida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e revelam a taxa de transmissão em cada uma das unidades da federação. Taxas menores que 1 indicam queda no ritmo de transmissão da doença – em Alagoas, ela está abaixo de 1 há mais de 30 dias.

De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma, o Rt é uma métrica que representa para quantas pessoas, em média, um indivíduo infectado pode chegar a transmitir a doença.

Para entender como este número é positivo, no início de abril Alagoas chegou a registrar uma taxa de contágio de 3,93, ou seja, cada grupo de 100 pessoas infectadas contaminava cerca de outras 393 pessoas. Já a taxa atual significa que cada grupo de 100 pessoas infectadas em Alagoas transmite para outras 61 pessoas.https://datawrapper.dwcdn.net/okoiF/3/

Após Alagoas, as unidades da federação com os menores índices são Sergipe, com um Rt de 0,69; Distrito Federal, com 0,77, e Bahia, com uma taxa de 0,79.

O governador Renan Filho atribui o fato às medidas tomadas pelo Governo do Estado antes mesmo de a pandemia começar a se disseminar. “Aqui em Alagoas, nós tomamos medidas preventivas exatamente no início da pandemia. Alguns estados brasileiros apostaram que a doença não chegaria até eles e demoraram a tomar tais medidas. Isso fez com que a taxa de contágio fosse superior por lá”, afirmou.

Além disso, ele recordou que em Alagoas o trabalho de enfrentamento à Covid-19 foi desenvolvido de forma colaborativa. Somaram-se aos esforços do Governo do Estado os municípios e os poderes Legislativo e Judiciário. “Os municípios tiveram papel importantíssimo no sentido de fortalecer as barreiras sanitárias das cidades e de dialogar com o cidadão, cuja colaboração individual, por meio do distanciamento social e do uso de máscara, tem sido fundamental para vencermos essa batalha contra o coronavírus”, acrescentou o governador.

Mesmo com a desaceleração da taxa de contágio no estado, a população deve manter os cuidados básicos, como a utilização de máscaras, higienizar as mãos com frequência e não realizar aglomerações, além de seguir as determinações do decreto estadual em vigor. As medidas são essenciais para que o contágio não volte a subir.

loading...
error: Conteúdo protegido. Você pode solicitar atraves do Whatsapp 82.9311-2225
banner_otica_diniz