Orcilene Maria

Viva+

As cores dos alimentos e seus benefícios

Reprodução Google

Quanto mais colorido for nosso prato, mais nutrientes terá, pois a cor de cada alimento representa a predominância de certos princípios ativos contido no alimento capaz de trazer benefícios e contribuir para prevenção de doenças.

Cada alimento de cor diferente que você adiciona em sua refeição, conterá mais tipos de substâncias ingeridas que ajudam a combater os radicais livres, pois cada um desses alimentos nos dá um tipo diferente de antioxidante. O ideal é que cada pessoa consuma de 3-4 cores diferentes em suas principais refeições como, desjejum, almoço e jantar. É muito importante evitar repetições das cores, tente sempre acrescentar cores diferentes e não quantidades no seu prato. Observando sempre que no final da montagem do seu prato as cores estejam bem variadas.

Pois além de mais nutritivo, as cores deixam seu prato mais atrativo e também mais prazeroso no momento da sua refeição.

Fiquem atentos aos benefícios de cada cor:

Alimentos amarelos e alaranjados: são ricos em vitamina A, vitamina C, betacaroteno, que são excelentes no auxílio da retenção de líquido, como também nos processos inflamatórios, beneficia a visão noturna, ajudando na síntese do colágeno, sendo essenciais para pele e cabelos, entre outros benefícios.

Onde encontrar esses benefícios: manga, maracujá, abóbora, mamão entre outros.

Alimentos vermelhos: apresentam antioxidantes como o licopeno e a vitamina C, ajudando a prevenir doenças crônicas como, diabetes, hipertensão. Os mesmos são bastantes conhecidos por reduzir as chances de desenvolver o câncer de próstata e de mama, doenças cardiovasculares e também o estresse.

Onde encontrar esses benefícios: melancia, morango, tomate, goiaba, pimenta vermelha, pitanga entre outros.

Alimentos verdes : esses são destacados pela quantidade de clorofila ,que por vez é um potente energético celular .Os nutrientes dos alimentos verdes são indispensáveis para a manutenção da saúde ,entre eles encontramos o mineral cálcio ,que é fundamental para a manutenção dos ossos e dos dentes  ,e o ferro que é necessário para a produção de hemácias e para prevenção da anemia. Os alimentos verdes, evitam a prisão de ventre, ajudam a regular o apetite, reduzem a absorção da glicose e da gordura.

Onde encontrar esses benefícios: pimentão verde, couve folha, brócolis, abacate, maçã verde, vargem, quiabo entre outros.

Alimentos roxos e pretos : esses alimentos  oferecem benefícios como a prevenção de doenças cardiovasculares e vários tipos de cânceres .Encontra-se também presentes nesses alimentos  o ácido elágico, um flavonoide com ação antioxidante e anticarcinogênica .O resveratrol presente nesses alimentos é um composto que ajuda a combater e prevenir o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos ,inflamações , diabetes ,câncer e problemas cardiovasculares.

Onde encontrar esses benefícios: açaí, ameixa, berinjela, beterraba, repolho roxo, feijão preto, uva-roxa entre outros.

Alimentos beges ou marrons: Os nutrientes contidos nesses alimentos incluem vitaminas, minerais e gorduras boas. Entre os minerais se destacam o zinco e o selênio, contêm propriedades antioxidantes e fortalecem a defesa do nosso corpo. São ricos em fibras, que dão mais saciedades, assim estimulando o bom funcionamento do intestino. Os mesmos previnem doenças degenerativas, cardiovasculares, sendo fundamental para a saúde da pele.

Onde encontrar esses benefícios: aveia, arroz integral, amêndoas, amendoim, castanha-do-pará, grão-de-bico entre outros.

Alimentos brancos: nesses alimentos é encontrado um composto chamado indóis, que podem prevenir o câncer ao agir sobre o processo de multiplicação celular. Contendo também a quercitina, a mesma contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ajudar a combater as alergias por ter efeito anti-histamínico. A alicina também é encontrada nesses alimentos, a mesma ajudar a fortalecer as defesas dos resfriados, previne a formação de coágulos, equilibra os níveis dos colesteróis HDL e LDL e previne também o câncer.

Onde encontrar esses benefícios :nabo, rabanete, alho-poró, alho entre outros.

No entanto, é importante ter uma alimentação variada, incluindo todos os grupos alimentares, pois ainda é a melhor forma de aproveitar todos esses benefícios contidos em cada alimento.

#Ficaadica

Tenha sempre uma alimentação balanceada, equilibrada e colorida.

error: Conteúdo protegido. Você pode solicitar atraves do Whatsapp 82.9311-2225
banner_otica_diniz