Postos de Saúde de São Miguel dos Campos estão abertos para vacinação contra Poliomielite

Publicado por Redação

Fonte AlagoasWeb com informações da EBC

Imagens AlagoasWeb/Arquivo

06 de outubro de 2020 às 13:01

AlagoasWeb/Arquivo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print
Compartilhar no telegram
Campanha segue até o final do mês de agosto

– Todos os postos de saúde de São Miguel dos Campos estão abertos para vacinação contra a pólio, a afirmação é da secretária de Saúde do município, Andrelina Mangueira, que falou na manhã de hoje (6), com a reportagem do AlagoasWeb.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, segue até o final do mês, no entanto, os órgãos da área apelam para que os pais procurem as unidades de saúde antes dos últimos dias do prazo, para evitar aglomerações.

A mobilização nacional é para vacinar crianças de até 5 anos, “a população deve procurar o serviço, pois a vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes à doença”, lembra a secretária.

O público-alvo da campanha está para crianças menores de 5 anos, com estratégias diferenciadas para as de até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

Essa semana também tem início a campanha nacional de multivacinação. Crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

O dia 17 (sábado), acontece a mobilização nacional com o Dia D da vacinação. A estimativa do Ministério da Saúde é que haja no país 11,2 milhões de crianças na faixa etária a serem vacinadas. A meta é imunizar 95% desse público.

Doença
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

loading...
error: Conteúdo protegido. Você pode solicitar atraves do Whatsapp 82.9311-2225
banner_otica_diniz