Raqueline da Silva Santos

EscreveNordeste

Tânia Bacelar – Referência do Nordeste

Reprodução

Tânia Bacelar nasceu em Pernambuco (1944), atualmente tem 76 anos, e é professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco. A autora foi escolhida pelo @escrevenordeste por ser uma professora que merece ser homenageada constantemente por seu trabalho em relação ao Nordeste.

Ela se formou em 1966 no curso de Ciências Sociais pela Faculdade Frassinetti de Recife, em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1967. A professora Tânia tem Diploma de Estudos Avançados – DEA pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, e doutorado pela mesma universidade com a tese intitulada: Transformations dans la divison Interrégionale Travail au Brésil (Transformações na Divisão Inter-Regional do Trabalho no Brasil), em 1977; e doutorado em Economia Pública, Planeamento e organização do espaço, pela mesma casa de estudos superiores, em 1979.

Ocupou diversos cargos públicos: foi diretora da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), secretária de Planejamento e de Fazenda do Estado de Pernambuco, secretária de Planejamento do Município do Recife e secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

Além de ocupar esses cargos a professora atuou como docente no Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e de cursos de pós-graduação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi presidente do Corecon-PE e conselheira do Cofecon. É sócia da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan).

Em 2018 ela foi eleita a personalidade econômica do ano pelo Conselho Federal de Economia. No ano de 2019 ela recebeu o Título de Doutora Honoris Causa[1] da Unicap, nesta homenagem o Padre Pedro disse “Falar de Tânia, portanto, é falar um pouco da história de Pernambuco, da qual não só ela participa ativamente, como também da reconstrução democrática do Brasil. E, por isso, nada mais claro que, quando se prega o silêncio e o medo, são essas vozes proféticas, com precisão e utopia, como a de Tânia, que podem nos recolocar em marcha, inspirando uma verdadeira revisão crítica, com dados precisos, paciência histórica e senso de superação”.

A professora Tânia Bacelar tem na internet vários vídeos, entrevistas e obras disponíveis. Mesmo aposentada, ainda contribui muito com o debate sobre o Nordeste e a desigualdade regional. É muito importante compreender a realidade em que vivemos e Tânia Bacelar é uma autora que nos ajuda nesse processo.

Estudar é tão revolucionário, que muitas vezes somos impedidos(as) de termos acesso a uma boa educação. É por isso que o @escrevenordeste quer incentivar vocês a conhecerem um pouco do legado de autoras e autores do Nordeste, para você se inspirar e ir além (Raqueline da S. Santos).


Referências: UFPE / UNICAP

[1] É uma honraria concedida por universidades a pessoas que se destacam em sua área de atuação. Geralmente, essas personalidades já são respeitadas pelo seu trabalho por setores da sociedade, pode receber pessoas com titulação ou não. Fonte: Abril

error: Conteúdo protegido. Você pode solicitar atraves do Whatsapp 82.9311-2225
banner_otica_diniz