É necessário se cadastrar no PIX em todos os bancos que você usa?

Publicado por Redação

Fonte Olhar Digital

Imagens AlagoasWeb

25 de novembro de 2020 às 6:05

AlagoasWeb

A chegada das chaves Pix, trouxe muitas vantagens ao consumidor. Concomitante a isso, também trouxe algumas dúvidas sobre o que são, e como funciona o cadastramento da chave nos casos em que a pessoa possui mais de uma conta bancária em diferentes instituições bancárias. Abaixo vamos sanar todas essas dúvidas.

O que são as chaves Pix?

Disponibilizadas ao consumidor em 15 de novembro de 2020, as chaves Pix nada mais são do que um novo meio de efetuar pagamentos e transferências.

Criada pelo Banco Central, o Pix é uma forma de pagamento assim como o TED ou DOC. Ou seja, você pode continuar utilizando o método tradicional de transferência e pagamentos. Porém, o Pix oferece algumas vantagens, como:

  • O dinheiro entra na hora: as transações são instantâneas e funcionam todos os dias da semana, o que inclui finais de semana e feriados;
  • Diferentemente do TED e DOC para pessoas físicas, o Pix é gratuito;
  • As chaves Pix, nada mais são um apelido, que auxiliam na hora de fazer uma transferência. Dessa forma, ao invés de dar todos os seus dados bancários, você informa somente a sua chave cadastrada.

É possível cadastrar quatro tipos de chave Pix: CPF ou CNPJ; e-mail; número de telefone celular; chave aleatória. Vale ressaltar, que é possível cadastrar mais de um e-mail e número de telefone como chave Pix.

Como já dito anteriormente, ao fazer um procedimento bancário por meio da chave Pix, você não precisará mais passar seus dados bancários e pessoais. Basta informar a chave Pix, e assim o pagador conseguirá transferir o valor devido.

Para fazer uso dessa facilidade, não é necessário instalar nenhum aplicativo novo em seu celular. Isso porque o sistema das chaves Pix já está integrado aos serviços já oferecidos pelos bancos, fintechs e estabelecimentos comerciais.

Tenho conta em várias instituições diferentes. Posso ter Pix em todas elas?

Caso você possua contas bancárias em mais de uma instituição financeira, e queira cadastrar uma chave Pix em cada banco, saiba que é possível. Ou seja, você não precisa definir uma instituição financeira como a principal: pode ter a chave cadastrada em todas.

Posso cadastrar a mesma chave Pix em mais de um banco?

É verdade que você pode cadastrar o Pix em diversas instituições bancárias. Porém, você deve estar atento à seguinte regra: não é possível cadastrar a mesma chave Pix em mais de um banco.

Além disso, há um limite de chaves que você pode cadastrar em uma mesma conta bancária: sendo conta de pessoa física, você pode cadastrar até cinco chaves diferentes; caso seja uma conta de pessoa jurídica, você pode ter até 20 chaves distintas. Porém, essas chaves não poderão mais ser utilizadas para outras instituições.

Exemplo: você pode usar o seu CPF como chave Pix e vincular na conta do banco Y, o seu número de celular para cadastrar na instituição X, o e-mail principal para vincular à conta do banco M, o e-mail secundário, para o banco P, e assim por diante. Mas as instituições X e Y, não podem ter o seu CPF cadastrado ao mesmo tempo. Somente uma delas pode ter essa chave Pix.

Além disso, você pode vincular todas as suas chaves (número de celular, CPF, e-mail) a uma única conta bancária. Assim, um pagador pode efetuar o pagamento por meio de qualquer uma dessas chaves.

error: Conteúdo protegido. Você pode solicitar atraves do Whatsapp 82.9311-2225
banner_otica_diniz