Raqueline da Silva Santos

EscreveNordeste

Fátima Teles

Reprodução

Depois que Maria descobriu
que o amor próprio é um remédio
salutar para a alma
ela toma doses desse amor diariamente
e cada dia está mais firme.
Fátima Teles do livro Lições de Maria

A escritora Fátima Teles é natural da cidade de Brejo Santo no Ceará. Nasceu no dia 27/09/1969. Maria de Fátima Araújo Teles é mestranda em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Faculdade de Ciências Sociais da América Latina- FLACSO. Pedagoga, Historiadora, Assistente Social, especialista em Direitos Humanos e Psicopedagogia Institucional. Atua como professora da rede pública municipal.

Além de tudo isso, ela é uma grande escritora e poeta. A professora e escritora Fátima Teles é Membro da Academia Internacional da União Cultural; Membro da Academia de Letras do Brasil, Secção Ceará; Membro do Instituto Cultural do Cariri-ICC; Membro do Instituto Cultural do Vale Caririense-ICVC.

Além de acumular prêmios como o Troféu Literatura 2018, da Editora ZL, com o livro A Cidade que veio das águas, na categoria infanto juvenil. Em 2019, recebeu o troféu de Literatura da Editora ZL, com o livro Centenário do Professor José Teles de Carvalho: O Pai da Educação de Brejo Santo, na categoria Biografia. No mesmo ano, 2019, recebeu o prêmio Dalcídio Jurandir da Imprensa Oficial do Estado do Pará – IOEPA, na categoria Poesia.

Suas obras publicadas são:  Alumbramento- Poesia/ 2015; A Cidade que veio das águas; Infanto Juvenil/ 2017; Centenário do Professor José Teles de Carvalho: O Pai da Educação de Brejo Santo; Biografia/ 2018; Brejo Santo: Revisitando o passado e construindo o presente; História Municipal/2019; Lições de Maria; Poesia Feminista/2019; A Lenda da Pedra da Batateira;Infanto juvenil/ 2020.

A professora Fátima Teles é uma autora que representa a região Nordeste, representa nossa cultura. Tem um carisma e uma simplicidade incrível. Sua empatia pelas pessoas, suas lutas sociais são marcas de sua vida e sua obra. É uma mulher que luta cotidianamente pela valorização da cultura nordestina, por outras mulheres e pelos direitos humanos. Conhecer a obra dela e sua história é um imenso orgulho para o @escrevenordeste.

Estudar é tão revolucionário, que muitas vezes somos impedidos(as) de termos acesso a uma boa educação. É por isso que o @escrevenordeste quer incentivar vocês a conhecerem um pouco do legado de autoras e autores do Nordeste, para você se inspirar e ir além (Raqueline da S. Santos).

error: Conteúdo protegido. Você pode solicitar atraves do Whatsapp 82.9311-2225
banner_otica_diniz