Complexo turístico do Gunga é multado em R$ 30 mil por descarte irregular de resíduos

fonte

Redação /

IMA/AL

imagem

IMA

data - hora

21 de janeiro de 2021 às 18:51

fonte

Redação /

IMA/AL

imagem

IMA

data - hora

21 de janeiro de 2021 às 18:51

IMA
Adesão ao Sgors coíbe esse tipo de crime ambiental 

Empreendimento turístico no município de Roteiro, litoral sul de Alagoas, foi interditado e multado em 30 mil reais por descarte irregular de resíduos sólidos. A ação feita pela equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), nesta última quarta-feira (20), destaca a importância de fazer o descarte adequado e comprovar a destinação dos resíduos.

O responsável também foi intimado a comparecer no prazo de cinco dias à sede do Instituto e apresentar os certificados de destinação final, sendo o descumprimento cabível de multa. Os descartes incorretos de resíduos ganham ainda mais atenção devido a exigência de efetuar cadastro no Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sgors).

Empreendimentos geradores ou que transportam resíduos sólidos em Alagoas, devem seguir a determinação da Portaria Nº 226/2020 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), fazendo a adesão ao Sgors/AL. As medidas entram em vigor no dia 26 de fevereiro. 

IMA orienta administradores de resíduos no processo de adesão

Paulo Freire, gerente de Monitoramento e Fiscalização (Gemfi) do IMA/AL, expõe que nesta semana houve uma reunião com engenheiros das principais cooperativas de reciclagem dos municípios de Maceió e Marechal Deodoro, com o intuito de capacitar para a adesão ao sistema.

“Temos que inserir todos os responsáveis dentro do sistema e as cooperativas são formadas por pessoas assistidas que vivem disso. Elas vão fazer parte do ciclo produtivo do uso dos resíduos sólidos, por isso precisam se capacitar para poder utilizar o sistema”, explica Freire.

O cadastro deve ser feito através do link: https://sgors.ima.al.gov.br/. Os técnicos do IMA/AL estão orientando e sanando dúvidas sobre o cadastro pelo Whatsapp (82) 98833-9407 e pelo email: monitoramento@ima.al.gov.br

error: Conteúdo protegido. Você pode solicitar atraves do Whatsapp 82.9311-2225
banner_otica_diniz