blog

Imagem de Autor

EscreveNordeste

Raqueline da Silva Santos

A Escrita como caminho de resistência em uma História de Fé e Superação

COMPARTILHE Whatsapp Facebook Twitter Data: 04/05/2021
Fonte de Imagem: Arquivo Pessoal

Matheus Cavalcanti é autor de três obras: 1. Recomeçar e persistir: relatos da vida e vocação; 2. Diversidades poéticas; 3. Contando Alagoas em Prosa e Versos.

Natural de Maceió - Alagoas, Matheus tem uma história incrível para ser partilhada, pois, antes de ser escritor, se dedicou e ainda se dedica a vivência cristã na igreja católica. Vivenciou sua vocação a partir de 2015 na Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos) em São Paulo no município de Batatais. No seu segundo ano de seminário foi para o município de Contagem no estado de Minas Gerais, onde iniciou o curso de Licenciatura em Filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA).    

No ano de 2016 infelizmente, Matheus teve seu trajeto vocacional interrompido pela descoberta de uma síndrome, conhecida como: Kearns Sayre. Esta síndrome é uma doença neuromuscular rara e tem como característica clínica a presença de uma ptose mono ou bilateral (fechamento parcial das pálpebras).

Mesmo tendo que abrir mão de sua vocação ao ministério sacerdotal, Matheus se reinventou, se redescobriu e buscou novos caminhos para sua trajetória. E todos esses fatos foram inspiração para escrever e publicar seu primeiro livro intitulado: Recomeçar persistir: Relatos da Vida e Vocação publicado pela CIA das Ideias, São Caetano do Sul – SP.

Sua persistência e determinação permitiu que ele fosse traçando novos caminhos em sua vida, e com isso estabelecendo novos contatos e abrindo novas oportunidades. Nestes novos caminhos, Matheus conhece Marcelino Carvalho de Brito, poeta, escritor que passa a incentivar o seu trabalho literário. Além do poeta mencionado,o percurso literário de Matheus passa a ter apoio de Tony Pessoa, escritor e cordelista da cidade de Palmeira dos Índios e de autores da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (ACALA).

O incentivo e apoio são essenciais para ampliarmos novos horizontes e se aventurar por outras áreas. Com isso, Matheus tem ampliado suas pesquisas e suas produções. Em 2020 publica seu segundo livro intitulado: Diversidades Poéticas. Esse livro é constituído de poemas, reflexões e artigos com temas sobre religiosidade, questões culturais, éticas e sociais.

Em seu segundo livro há também abordagens sobre a cultura alagoana, onde o autor fala sobre o Folguedo chamado Guerreiro. Nessa manifestação cultural ocorre a unidade entre a música e o poema. Matheus ressalta que esse livro “também mostra a importância de valorizar os autores da terra”.

Sua terceira obra surge em 2021 em parceria com outros autores[1]. Esta obra intitulada Contando Alagoas em Prosas e Versos tem segundo o autor a proposta de “resgatar a memória sobre o patrimônio histórico, cultural, material e imaterial de Alagoas”. O trabalho de Matheus tem revelado a importância de motivar a educação e o compromisso social.

Nós que fazemos o @escrevenordeste e @alagoasweb temos maior prazer em divulgar o trabalho de Matheus Cavalcanti para o povo alagoano. Para conhecer um pouco mais de Matheus Cavalcanti e adquirir as obras você pode entrar em contato com o autor através de suas redes sociais: Facebook: Matheus R Cavalcanti; Instagram: mcversosepalavras e YouTube: Escritos Matheus Cavalcanti.

Estudar é tão revolucionário, que muitas vezes somos impedidos(as) de termos acesso a uma boa educação. É por isso que o @escrevenordeste quer incentivar vocês a conhecerem um pouco do legado de autoras e autores do Nordeste, para você se inspirar e ir além. Raqueline da S. Santos (E-mail: [email protected])


[1] Carla Emanuelle Messias de Farias, natural de Arapiraca, é Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, da União Brasileira de Escritores, UBE - Alagoas.

Marcelino Carvalho de Brito, escritor, poeta e contista, natural de Ipojuca, Arcoverde-PE, atualmente reside em Maceió, é membro da Academia Maceioense de Letras - AML

Julio Caio Cesar Rodrigues Vasconcelos Sobrinho, natural de Viçosa-AL, pesquisador, poeta, escritor, fundador do conselho municipal de cultura, especialista em direito municipal (CESMAC).

Sérgio Roberto Cavalcante de Moraes, natural de Pilar-AL, escritor, poeta, radialista, cursando jornalismo pela UFAL-AL

Fabrício Oliveira Lima, natural de Arapiraca, formado em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL

Bruno César Monteiro da Silva, natural de União dos Palmares - AL, Bacharel em Direito
(Estácio-AL,2011), pós graduado em Direito Processual (Unit - 2017), Advogado, membro da OAB.