blog

Imagem de Autor

EscreveNordeste

Raqueline da Silva Santos

Alagoas e sua Cultura

COMPARTILHE Whatsapp Facebook Twitter Data: 03/08/2021
Fonte de Imagem: Rotas de Viagem

O dia 22 de agosto é lembrado como o Dia do Folclore no Brasil. Os principais estudiosos de nosso país foram: Mário de Andrade, Florestan Fernandes e Luís Câmara Cascudo, sendo este último um forte representante do Nordeste. Nascido em Natal no Rio Grande do Norte no ano de 1898 e falecido em julho de 1986. Câmara Cascudo se dedicou muito ao estudo da cultura brasileira.

Foi criado no Brasil em 1947 a Comissão Nacional do Folclore. A criação desta comissão foi incentivada pela UNESCO, que tinha como objetivo central a preservação do folclore brasileiro, que é rico em manifestações culturais das mais diversas e a partir dele podemos compreender a cultura do país e as influências que este recebeu ao longo dos anos.

O folclore nacional é muito rico e diversificado, neste texto quero chamar atenção para Alagoas. Nossa cultura é marcada por grupos de Guerreiros, Pastoris, Chaganças, Baianas, Coco de Roda, Fandango, Taieira, Cambindas e bandas de pífanos. São mais de vinte folguedos em nosso estado. Os folguedos são considerados manifestações culturais populares com motivações religiosas e que ressaltam fatos históricos, assim como, a vida e a história de um povo.

A cultura alagoana em sua diversidade vem sendo esquecida e tem enfrentado dificuldades. Quem se lembra dessas manifestações culturais no interior ou na capital em festas religiosas. Quem jamais esquecerá a música: “Guerreiro! Cheguei agora. Nossa Senhora é nossa defesa” cantada pelos nossos grupos de guerreiros. Ou as músicas do pastoril “Boa Noite, boa noite. Hoje é um grande dia. Somos do cordão azul. E louvamos o filho Maria. Boa noite, boa noite. É chegada a grande hora. Maria concebeu Jesus. E o encarnado louva a sua glória”.

 Gerações que foram marcadas por assistir ou participar das manifestações culturais do estado, que infelizmente nos dias atuais, com a modernidade e as influências de outras culturas tem sido esquecidas e se perdido na nossa história.

A preservação da nossa cultura é necessária para contar nossa história A cultura de um povo é sua identidade e nossa Alagoas é marcada pelos folguedos, que com sua origem folclórica marcam a história do nosso povo.

Para saber mais sobre nossas manifestações culturais acessem os sites abaixo ou pesquisa um pouco mais na nossa Associação dos Folguedos Populares de Alagoas – ASFOPAL, que é tem como representante o professor Ranilso França.  A associação é fundamental para que nossos mestres dos folguedos existentes lutem pela preservação dos grupos de folguedos do nosso estado.

Preserve e valorize a cultura alagoana. (Por Raqueline da S. Santos)

Sites para maiores informações: Revista Turismo e Negocios / Rotas de viagem / Historia de Alagoas