16 de Junho de 2019

Cozinhando com Leticia Barros

Leticia Barros

Formada em Gastronomia pela UniNassau

Leticia Barros | leti.gastronomia@gmail.com

Artigos populares

24/05/2019

Focaccia

Olá, queridos leitores, tudo bem?

Hoje trago-lhes uma ótima opção para servir a qualquer horário ou ocasião: a receita de um tradicional pão Italiano, que pode ser servido no café da manhã, lanche ou jantar.

Ingredientes:
500g de farinha de trigo
20g de fermento biológico SECO
10g de açúcar
5g de sal refinado
50 ml de azeite de oliva para fazer a massa
10ml de azeite de oliva para finalização
320 ml de água morna

Alecrim fresco, ou desidratado (vai depender da disponibilidade do produto de acordo com a região)

Sal grosso e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Numa vasilha misture a farinha, o fermento, o açúcar e o sal refinado. Misture o azeite com a água num copo e vá acrescentando aos poucos a mistura de farinha. Com as pontas dos dedos, incorpore as duas misturas até que forme uma massa homogênea. Polvilhe uma superfície com farinha e sove a massa por uns 5 minutos até que ela fique maleável e pare de grudar nas mãos (se necessário, use mais farinha de trigo). Volte a massa para a vasilha, coloque um pano de prato úmido por cima e deixe descansado em local seco e levemente aquecido (como um forno DESLIGADO ou micro-ondas) por 45min ou até que dobre de tamanho.

Unte uma assadeira retangular, de aproximadamente 25cm, até as laterais com azeite. Disponha a massa sobre a assadeira com cuidado e abra a mesma com os dedos, como se estivesse furando, até que a massa cubra todo o fundo (NÃO USE O ROLO, pois esta é uma preparação rústica e caracterizada pelo seu formato irregular) cubra com o mesmo pano de prato e deixe-a descansar por mais 30 minutos. Regue a massa com os 10ml de azeite e polvilhe bastante alecrim, sal grosso e pimenta. Leve ao forno pré-aquecido por 45 minutos ou até a massa ficar dourada e crocante.

Dicas

• A Focaccia é um ótimo pão para servir em jantares que você quer impressionar seus convidados, acompanhado de um delicioso antepasto de sua preferência.
• Esse pão é caracterizado por sua espessura fina, sua casca crocante e seu miolo macio.
• Combina com qualquer acompanhamento e pode ser utilizado em jantares para limpar o paladar dos convidados entre um prato e outro.

Assine e receba as últimas notícias do Alagoas Web