Raqueline da Silva Santos

EscreveNordeste

Câmara Cascudo

Reprodução Google

 Um dos mais importantes pesquisadores das manifestações culturais brasileira

“O Brasil não tem problemas, só soluções adiadas”, Câmara Cascudo

Você já ouviu falar de Câmara Cascudo?

O trabalho dele esteve voltado para dar visibilidade à cultura do folclore brasileiro. Para o Nordeste retratou mitos e lendas como: lobisomem, mula sem cabeça e retratava o cotidiano do povo nordestino.

Câmara Cascudo nasceu no Rio Grande do Norte na cidade de Natal, seu nome completo era Luís da Câmara Cascudo. Nascido em 30 de dezembro de 1898 e falecido em 30 de julho de 1986. Foi um folclorista, historiador, professor e jornalista brasileiro. Foi um dos mais importantes pesquisadores das manifestações culturais brasileiras.

O autor teve sua formação pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Foi professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escreveu muitas coletâneas, textos históricos. Marcou profundamente sua trajetória com mais de 190 livros escritos. Seus livros mais famosos foram: o “Dicionário do Folclore Brasileiro” que foi publicado em 1954 e História da Alimentação no Brasil (1967/1968).

Outras obras de Câmara Cascudo foram: Vaqueiros e Cantadores: folclore poético do Sertão de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará (1939); Antologia do Folclore Brasileiro (1943); Geografia dos Mitos Brasileiros (1947); Os Holandeses no Rio Grande do Norte (1949); História do Rio Grande do Norte (1955); Jangadas: Uma Pesquisa Etnográfica (1957); Rede de Dormir (1959); História da República no Rio Grande do Norte (1965); Folclore do Brasil: Pesquisas e Notas (1967); Coisas que o Povo Diz (1968); A Vaquejada Nordestina e Suas Origens (1974); Antologia da Alimentação no Brasil (1977).

O autor foi um pioneiro em pesquisas de campo, em manter contato com a realidade em que vivia. Ele “Queria saber a história de todas as cousas do campo e da cidade. Convivência dos humildes, sábios, analfabetos, sabedores dos segredos do Mar das Estrelas, dos morros silenciosos. Assombrações. Mistérios. Jamais abandonei o caminho que leva ao encantamento do passado. Pesquisas. Indagações. Confidências que hoje não têm preço” – Câmara Cascudo (citado no texto de Cecília Garcia, 2019).

Vale a pena conhecer um pouco mais sobre nosso querido Câmara Cascudo, seu legado está presente até hoje no Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, que mantém viva sua memória e está localizado na Avenida Câmara Cascudo, 377 – Cidade Alta – Natal/RN.

Estudar é tão revolucionário, que muitas vezes somos impedidos(as) de termos acesso a uma boa educação. É por isso que o @escrevenordeste quer incentivar vocês a conhecerem um pouco do legado de autoras e autores do Nordeste, para você se inspirar e ir além (Raqueline da S. Santos).
FONTES:
Centro de Referência em Educação Integral, texto de Cecília Garcia;
Ebiografia
Instituto Câmara Cascudo
Educação Uol
error: Conteúdo protegido. Você pode solicitar atraves do Whatsapp 82.9311-2225
banner_otica_diniz