blog

Imagem de Autor

Viva+

Orcilene Maria

Como a alimentação equilibrada auxilia na prevenção ou no combate a gripe?

COMPARTILHE Whatsapp Facebook Twitter Data: 13/07/2021
Fonte de Imagem: Reprodução Google

Você sabia que alguns alimentos auxiliam no combate aos sintomas da gripe? Isso mesmo. Para o funcionamento adequado do nosso organismo, é essencial ter uma alimentação adequada e nutritiva.

A gripe é uma infecção de curta duração, causada pelo vírus influenza, deixando o indivíduo com alguns sintomas como, falta de apetite, febre, dor de cabeça, entre outros.

Sendo assim, nosso corpo antes de entrar em um quadro infeccioso, como exemplo, uma gripe, o mesmo conta com a ajuda do sistema imunológico para que essa infecção venha ser combatida. Portanto é bom ficar atento aos alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imune.

É possível controlar ou combater os sintomas da gripe através de alguns alimentos como:

  • Frutas cítricas: laranja, acerola, kiwi, limão, abacaxi ou morango;
  • Legumes e verduras: cenoura, abóbora ou batata inglesa;
  • Folhas verdes: couve folha ou espinafre;
  • Líquidos: água, chás, água de coco ou suco de frutas;
  • Sopas ou caldos: canja;
  • Leite e seus derivados;
  • Oleaginosas: castanha-do-pará, amêndoas ou nozes;

O ideal é sempre investir em uma alimentação equilibrada para cuidar da nossa saúde em geral, porque normalmente a queda da imunidade pode estar ligada a um cardápio pobre em vitaminas e minerais.                                                                                   Esses são alguns nutrientes que não podem faltar como foco para proteger o sistema imunológico, os alimentos ricos em vitaminas A, C, E, zinco, selênio, alicina, ômega 3 e cálcio, pois são ótimas opções para reverter o quadro como o da gripe ou resfriado.

#FicaaDica

Ter uma alimentação nutritiva e equilibrada é sempre um ponto chave para fortalecer nossa imunidade.