blog

Imagem de Autor

Viva+

Orcilene Maria

Conheça os nutrientes e benefícios que contém nas comidas típicas dos festejos juninos

COMPARTILHE Whatsapp Facebook Twitter Data: 21/06/2021
Fonte de Imagem: Reprodução

Quando se fala em festa junina, lembra-se logo das comidas típicas dessa época. Apesar de encher os olhos e ser uma grande tentação, é possível aproveitar e consumir cada alimento ou prato sem engordar,

As comidas típicas juninas, são consideradas pratos bastante nutritivos, mas precisa ser consumido moderadamente, por ser muito calórica e auxiliar no aumento de peso. Porém, para ficarem mais saudáveis é preciso utilizar ingredientes mais natural possível. Substituindo os ingredientes, das versões mais calóricos e gordurosos (margarina, leite integral, açúcar, leite condensado entre outros), para as versões menos calóricas e mais natural (leite desnatado, adoçante em pó, manteiga entre outros).

Conheça alguns nutrientes e benefícios que contém em cada ingrediente das comidas típicas

- Amendoim: Rico em ácidos graxos monoinsaturados, ou seja, gorduras boas (ômega 3), que auxilia no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares. Em festas juninas, são usados em suas preparações açúcar e manteiga, como no pé de moleque e na paçoca, o que requer o consumo com moderação.

- Milho: É considerado o alimento base para as preparações das comidas típicas, é também um alimento rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, fibras e minerais, o mesmo desempenha papel importante como na prevenção de algumas doenças, prisão de ventre entre outras.

- Carne (churrasquinho de boi): A carne é rica em proteínas, fonte de ferro, vitaminas do complexo B, nutrientes capazes de prevenir a anemia e atuar na formação da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio no nosso organismo.

- Pipoca de milho: contém boa quantidade de fibras e também um pouco de vitamina A, auxiliando no bom funcionamento do intestino, mas se preparada com gorduras não ficará tão benéfica.

- Arroz doce: É um doce rico em carboidratos, que fornece energia ao organismo, contém vitamina A, B12, cálcio, fósforo proteínas e magnésio, presente no leite, assim aumentando a resistência óssea.

Observamos que cada alimento, bem preparado beneficia bastante o nosso organismo. Por isso, o ideal é usar ingredientes mais saudáveis. Pois, toda comida ou prato que é feito com ingredientes bem selecionados, ou seja, mais natural possível, o mesmo irá beneficiar nosso corpo, assim podemos consumir sem afetar nossa saúde. Sabendo que esse consumo deve ser feito com moderação.

Alimento  Valor calórico aproximado
 
Pipoca (1 xicara 200ml) 90 kcl
Espiga de milho cozida (média) 120 kcl
Espetinho de frango (1 unidade) 160 kcl
Espetinho de carne (1 unidade) 200 kcl
Pé de moleque (1 unidade 100g ) 487 kcl
Canjica (xicara de chá) 350 kcl
Cachorro quente (1 unidade) 350 kcl
Maçã do amor (1 unidade grande) 450 kcal
         

#FicaaDica

Aproveitem os festejos juninos e consuma com moderação.