blog

Imagem de Autor

Viva+

Orcilene Maria

Cuidados que se deve ter antes de consumir as comidas típicas juninas

COMPARTILHE Whatsapp Facebook Twitter Data: 14/06/2021
Fonte de Imagem: Reprodução Google

Nesse período de festas juninas, são comuns os exageros no consumo de comidas típicas, mas, por conta desses excessos pode-se favorecer a ocorrência de muitos casos de infecção intestinal e intoxicações alimentares.

A forma, o tempo de preparo e o período em que foi armazenado esses alimentos é que vão ser o ponto chave para informar se o prato servido ainda está disponível para o consumo.  Pois ,em alguns lugares como , padarias , restaurantes , feiras- livres ,barracas de festas são servidas essas comidas típicas ,deve-se ter cuidado antes de consumi-las .A forma mais segura de consumir estas comidas sem prejudicar a sua saúde , é fabricando de forma caseira , mas, caso você consuma estas comidas de outros locais , investiguem , perguntem sem receio , quando foi fabricada , se está fresca , pois estas pequenas e simples perguntas podem evitar tanto as infecções como as intoxicações .Por que devemos ter esses cuidados ? Porque estes alimentos são considerados perecíveis, e as vezes não se é usada as formas de boas práticas de higienização e manipulação no momento do preparo desses pratos.

  • Como é possível identificar se estes pratos ou comidas são seguros para o consumo?
  • Observem as condições de higiene dos locais
  • Observem também a forma e como estão sendo armazenadas estas comidas
  • Perguntem a quanto tempo e o dia em que foi fabricado aquele alimento
  • Prestem atenção nas vestimentas de quem está vendendo ou fabricando o alimento
  • Observem o aspecto do alimento, ou seja, a cor do alimento
  • Perguntem os ingredientes que contêm no prato em que for consumir
  • Se possível, antes de consumir o alimento, cheire para observar se o mesmo se encontra em condições de consumo

Caso o alimento esteja exposto em locais abertos, e esteja sendo servido em recipientes sem tampas, não é recomendável que seja consumido, pois locais ao ar livres, não estão isentos de poeiras, assim podendo contaminar o alimento

Observem também, não só as comidas, mas todos os alimentos que estão sendo servidos, as bebidas entre outros.

Além dos cuidados no fator higiene, os indivíduos devem se preocupar em evitar excessos, pois as comidas típicas juninas, são muito calóricas, e quando consumidas em grandes porções ou quantidades, elas se tornam maléficas a saúde, assim contribuindo para o aumento de peso, aumentando também os níveis de gorduras e açúcar no sangue.

O milho, mesmo sendo um alimento rico em fibras e auxiliando no emagrecimento, consumindo em excesso, contribui para o aumento do peso, por conta dos ingredientes adicionados em suas preparações como, o leite de coco, o creme de leite, o leite condensado, a margarina, o açúcar e a manteiga, o que é muito comum nas comidas típicas juninas.

No entanto, indivíduos com algumas patologias, como diabéticos, hipertensos, ou que estejam em tratamento de alguma outra patologia, consulte um especialista que possa liberar este consumo com segurança. Caso estejam liberados, apostem nas preparações mais natural possível, ou seja, não adicionando gorduras, açúcares e sal, substituindo pelas versões recomendadas de acordo com sua patologia. Não esquecendo de consumir com moderação e se hidratar, ou seja, beber bastante água, pois a mesma ajuda ao nosso organismo eliminar as substâncias nocivas dos alimentos considerados não saudáveis.

#FicaaDica

Consuma com moderação, não só as comidas típicas juninas, mais também todo e qualquer alimento, pois manter e ter uma reeducação alimentar faz toda diferença.