blog

Imagem de Autor

Viva+

Orcilene Maria

É correto substituir as refeições por suplementos alimentares?

COMPARTILHE Whatsapp Facebook Twitter Data: 08/09/2021
Fonte de Imagem: Reprodução do Google

Cada nutriente que o nosso corpo necessita está presente nos alimentos e substitui-los por suplementos não é indicado, pois os mesmos são essenciais e o suplemento é recomendável para complementar sua dieta.

Sabemos que, os alimentos oferecem uma porção de benefícios, e quando consumidos diariamente, nosso organismo absorve diversos nutrientes, fornecendo não só as vitaminas, minerais, proteínas, mais também fibras, e gorduras necessárias para o bom funcionamento do mesmo. Porém, as pessoas acabam que muitas vezes substituindo o bom e delicioso prato de comida por shakes e suplementos alimentares, é aí onde mora o “perigo “. É importante saber que nenhum suplemento substitui uma refeição, o mesmo é uma preparação indicada para complementar e adequar a dieta do paciente que esteja com carência de algum nutriente.

Como o próprio nome já diz, os suplementos devem ser um complemento adicionado para que o indivíduo consiga consumir diariamente a quantidade necessária de nutrientes. Os suplementos alimentares servem para dá um “bônus “, ou seja, aumentar e normalizar os níveis de vitaminas, minerais e proteínas do organismo que se encontra com carência. Porém, será utilizado até um certo período, e todas as informações serão fornecidas pelo seu nutricionista ou médico.

O que é importante saber sobre os suplementos alimentares?

  • Quando consumidos adequadamente, os suplementos podem trazer benefícios
  • Antes de consumir os suplementos, procure um profissional para orientar o uso correto
  • O consumo de suplementos sem a supervisão de um profissional, pode gerar alergias ou intolerâncias em determinadas pessoas
  • O consumo de suplementos incorreto, em excesso ou sem necessidades, pode provocar sobrecargas nos rins e no fígado, assim podendo gerar danos a sua saúde
  • Cada suplemento tem um limite especifico para ser utilizado
  • Quando o suplemento é usado de forma correta auxilia e melhora o desempenho dos atletas
  • Usar suplementação adequadamente quando se pratica exercícios físicos, basicamente melhora a performance do treino, aumenta massa muscular, diminui o percentual de gordura e diminui a fadiga.

É importante saber que cada pessoa tem suas necessidades especificas

Tanto os suplementos alimentares e os vitamínicos são utilizados para complementar a dieta de uma pessoa que esteja com carência ou consumo baixo de um determinado nutriente.

No entanto, os suplementos alimentares devem ser utilizados de forma certa, com a orientação de um profissional, mas de forma alguma pode substituir uma refeição. O ideal é investir sempre em uma alimentação saudável, rica em vitaminas, minerais e proteínas pois são fundamentais para a saúde do corpo humano. Esses nutrientes podem ser encontrados em diversos alimentos, como os vegetais, frutas, legumes, carnes e cereais.

#FicaaDica

Consulte um nutricionista ou médico para identificar se é realmente necessário suplementos alimentares em sua dieta.