blog

Imagem de Autor

Viva+

Orcilene Maria

Entenda a importância da alimentação na prática da musculação

COMPARTILHE Whatsapp Facebook Twitter Data: 11/08/2021
Fonte de Imagem: Reprodução Google

A alimentação é a base para a nutrição do nosso corpo, desde os exercícios físicos até as atividades do nosso dia a dia. Porque, além promover ganho de saúde de maneira geral, contribui para uma melhor qualidade de vida.

Por isso, aliar uma dieta saudável e equilibrada à prática de musculação ou qualquer outro tipo de exercício físico, é extremamente importante. Pois a construção muscular é muito mais sobre o que comemos, do que a forma como nos exercitamos. Sendo assim, nosso corpo só funciona de forma equilibrada e adequada quando nos alimentamos corretamente, ou seja, quando consumimos boas fontes de nutrientes.

Portanto, a nutrição adequada pode melhorar a capacidade do rendimento do organismo, principalmente nos períodos dos treinos, que é quando vamos exigir mais do nosso corpo, gastando assim mais energia. Além disso, criar hábitos alimentares saudáveis junto à prática de exercícios físicos, auxiliam na redução do aparecimento de algumas doenças crônicas como a diabetes mellitus, hipertensão entre outras.

No entanto, a musculação é considerada um esporte abrangente, pode ser praticada para vários objetivos, sendo eles, ganho de massa muscular magra, emagrecimento, fortalecimento muscular, redução de tecido adiposo ou apenas manutenção.

Vamos conhecer alguns alimentos que fornecem energia para à prática da musculação ou outros exercícios físicos:

  • Cereais integrais
  • Raízes
  • Massas nas versões integrais
  • Grãos (castanhas, amendoins entre outros)
  • Frutas e legumes
  • Leite e iogurte
  • Vitaminas entre outros.

Sendo assim, seja qual for o objetivo a ser alcançado, é importante dedicar-se a uma alimentação saudável e equilibrada, organizada e planejada com o auxílio de um profissional.

Portanto, não foque só em se alimentar bem no pré e nos pós – treino, alimente-se bem em todas as refeições do seu dia, pois ter uma rotina diária alimentar balanceada, contribui positivamente para a saúde em si de todo organismo.

#FicaaDica

Para obter melhores resultados nos seus treinos, procure um nutricionista para planejar um cardápio de acordo com suas necessidades.