blog

Imagem de Autor

Viva+

Orcilene Maria

Evite problemas intestinais através da alimentação equilibrada no verão

COMPARTILHE Whatsapp Facebook Twitter Data: 13/01/2021
Fonte de Imagem: Reprodução Google

Você sabia que metade da dopamina e 90% da serotonina que circulam no nosso organismo para gerar bem-estar são produzidas dentro do nosso intestino?  É isso mesmo, e para mantê-lo equilibrado e funcionando adequadamente é fundamental cuidar da saúde de sua flora intestinal.

A melhor forma de cuidar da sua flora intestinal é adquirindo hábitos de vida saudáveis e mantendo uma alimentação equilibrada e mais natural possível. Pois no verão os riscos de infecções intestinais aumentam pelo fato da alta temperatura, é onde facilita a proliferação de agentes infecciosos que são eles as bactérias, vírus e suas toxinas. Outro fator que favorece a maior incidência dessa doença no verão, está nos alimentos. No verão os alimentos se deterioram mais rápido do que nas demais estações, assim aumentando os riscos de consumirmos alimentos contaminados.

Alguns sintomas como a diarreia, náuseas e o vômito, podem ser causados pelo consumo de alimentos mal conservados, e também pela alta temperatura. Pois a infecção intestinal é a patologia mais comum que acometem as pessoas durante esta estação do ano.

Existem algumas medidas e cuidados que podemos tomar para reduzir e evitar os riscos dessa doença ser desenvolvida. Em primeiro lugar, devemos sempre comprar os alimentos frescos, selecionando com atenção para ter a garantia de que está consumindo um alimento bem conservado. Outro cuidado super importante é a higienização das mãos e do próprio alimento que irá consumir. E não esquecendo de dá preferência sempre, a uma alimentação mais leve e se hidratando sempre com líquidos como a água, suco de frutas, chás entre outros, pois quanto mais rica em gorduras, açucares, conservantes for suas refeições, mais risco o indivíduo corre de adquirir doenças infecciosas intestinais.

Conheça alguns alimentos que ajudam a manter a flora intestinal sempre saudável

  • Probióticos
  • Cereais integrais
  • Vegetais
  • Legumes
  • Frutas
  • Alimentos ricos em polifenóis

Apesar das incidências de infecções serem maior nesta época de verão, sempre podemos tomar algumas precauções para manter seu intestino regulado, equilibrado e hidratado.

#FicaaDica

Nesta estação quente é sempre bom dá uma atenção especial as crianças e os idosos, pois são considerados os grupos de maior risco para desidratar.