Orcilene Maria

Viva+

Insulina alta: como tratar através da alimentação equilibrada?

Reprodução Google

A elevação da insulina no sangue pode refletir uma sobrecarga de trabalho do pâncreas, essa elevação acontece pelo excesso de peso que vem do reflexo de uma alimentação inadequada que consequentemente leva a resistência da ação desse hormônio no organismo.

Apesar de muitas vezes a glicose está em um nível satisfatório, mas a taxa da insulina pode estar alta. Vamos entender melhor? Para conseguir manter os níveis de glicose normais, o pâncreas precisa produzir e excretar para o organismo uma quantidade aumentada de insulina. Podendo acontecer uma compensação que acaba se esgotando, levando a um aumento tanto da insulina quanto da glicose. Geralmente a insulina alta ou também conhecida como resistência insulínica é assintomática, porém estando associada com outras causas, pode vir a ter sintomas.

Fatores que influenciam o aumento do açúcar no sangue é o excesso ou aumento de peso e a obesidade.

Algumas dicas para auxiliar na diminuição da insulina alta

  • Consumir carboidratos (massas em geral) nas versões integrais
  •  Consumir proteínas em uma quantidade a mais e balanceada de acordo com suas necessidades diárias nas refeições
  • Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar e até o próprio açúcar
  • Consuma mais legumes, frutas e verduras
  • Consuma alimentos ricos em ômega 3
  • Consumir leite e seus derivados desnatados
  • Consumir raízes

No entanto, a principal complicação da resistência à insulina é o diabetes. Por esta e outras causas, é necessário que anualmente o indivíduo que se encontre com excesso ou acima do peso e com obesidade realize exames periódicos para poder acompanhar de perto sua saúde em si. E não basta ser apenas só estes indivíduos, como a população em geral.

Acompanhe, faça sempre um checape anualmente para permanecer em dia com a sua saúde. Buscando sempre adquirir hábitos saudáveis, tanto na alimentação como também excluindo da sua rotina diária o sedentarismo.

 #FicaaDica
Uma vez diagnosticada a insulina alta no sangue, o ideal é procurar profissionais para te auxiliar no tratamento, assim evitando complicações que não possam ser revertidas.
error: Conteúdo protegido. Você pode solicitar atraves do Whatsapp 82.9311-2225
banner_otica_diniz