Raqueline da Silva Santos

EscreveNordeste

O Sotaque Regional e Meu Preconceito

Reprodução

Você já sofreu preconceito devido o seu sotaque? Você já se sentiu envergonhado porque as pessoas ficam imitando você falando? Quem sai de sua região para outro lugar sabe como é difícil lidar com as diferenças regionais. Um dos maiores desafios é a questão do sotaque.

O Brasil é um país de grande dimensão territorial e sua formação histórica é bastante heterogênea. O país está organizado em cinco regiões: Centro- Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste e Sul que apresentam grande diversidade cultural. Cada região tem suas particularidades, seja na alimentação, na história, na dança, na música, na economia e na linguagem.

Neste texto, o foco é a região Nordeste, uma região que está organizada em nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, estados que apresentam grande diversidade cultural.

O Nordeste é reconhecido nacionalmente por seu sotaque, por suas praias, por sua cultura musical e por sua alimentação. Além desse reconhecimento há um preconceito muito grande em relação ao povo nordestino, seja em função das condições econômicas, históricas e do próprio sotaque.

Há um preconceito regional muito forte com o povo do Nordeste em regiões como o Sudeste e do Sul. Muitas pessoas, ainda não conseguem respeitar a diversidade regional do nosso país, seja por não conhecer nossa realidade histórica ou por não considerar outros grupos sociais que sejam diferentes do seu.

Portanto, o preconceito regional ainda é muito forte no Brasil. Esse tipo de preconceito ocorre quando alguns indíviduos que estão em regiões mais ricas do país manifestam preconceito a regiões consideradas inferiors.

Em pleno século XXI, com o avanço das tecnologias e o acesso ao conhecimento de forma mais ampla, o preconceito regional não deveria ocupar mais espaço, porém, na realidade isso ainda é muito forte. O Nordeste ainda é representado por muitos esteriótipos, com seu povo sendo retratado como atrasado, vivendo em regiões de extrema pobreza, sendo portanto, considerada uma região homogênea. E em função dessa questão que se expressa a ideia de uma região atrasada, pobre e com uma população sem conhecimento educacional.

Contudo, isso deve ser desmistificado pois o Nordeste tem suas particularidades e muita diferença entre os estados, assim como apresenta uma verdadeira riqueza cultural, educacional, musical, etc. Tá na hora de conhercermos um pouco mais da história do nosso país e respeitarmos a diversidade cultural do povo brasileiro.

Preconceito é algo que deve ser extinto da nossa sociedade, precisamos aprender a respeitar os outros, independente de sua região, sotaque, opção sexual, cor, condição econômica, etc. Amplie seu conhecimento, se abra ao novo, respeite os outros e seja menos preconceituoso(a).

Estudar é tão revolucionário, que muitas vezes somos impedidos(as) de termos acesso a uma boa educação. É por isso que o @escrevenordeste quer incentivar vocês a conhecerem um pouco do legado de autoras e autores do Nordeste, para você se inspirar e ir além (Raqueline da S. Santos).
error: Conteúdo protegido. Você pode solicitar atraves do Whatsapp 82.9311-2225
banner_otica_diniz