blog

Imagem de Autor

EscreveNordeste

Raqueline da Silva Santos

Tem Frio no Nordeste?

COMPARTILHE Whatsapp Facebook Twitter Data: 28/06/2021
Fonte de Imagem:

Certo dia conversando com amigos da Paraíba que vivem aqui no Sul do Brasil há 11 anos, que são de Ingá - PB e tem até canal no Youtube e no Instagram (cordel_inga) para falar do Nordeste me perguntou: Por que tem frio em algumas cidades do Nordeste?

Rapidamente lembrei de Garanhuns em Pernambuco e Vitória da Conquista na Bahia, cidades que tem temperaturas mais amenas no período do inverno e contam até com festival nessa época.

Quando se pensa em frio no Brasil, logo associamos a região Sul e Sudeste do país, mas na verdade todo o hemisfério sul entre os dias 21 de junho e 23 de setembro vivencia o inverno. No Brasil as temperaturas mais amenas encontram-se na região Sul e Sudeste, mas em algumas cidades do Nordeste temos oportunidade de curtir temperaturas mais frias como: a cidade de Areia na Paraíba que registra temperaturas entre 11 e 18 graus no inverno; Garanhuns é conhecida como a Suíça pernambucana, é uma cidade que no inverno tem temperaturas com 15º. Temos também a cidade de Triunfo no interior de Pernambuco que chega até ter 6º na madrugada. Outra cidade é Vitória da Conquista na Bahia, que está a 900 m de altitude acima do nível do mar, logo no inverno tem mínimas de 14º.

O clima da Região Nordeste pode ser tropical úmido, equatorial úmido, semiárido e tropical. Predominam em algumas áreas temperaturas elevadas e chuvas, já em áreas semiáridas tem-se distribuição de chuvas irregulares. Essas características se dão em virtude de nossa localização, pois estamos em uma zona intertropical na terra, área próxima à linha do Equador. Isso significa que estamos recebendo diariamente maiores incidências de sol ao longo do ano, por isso temos muitas temperaturas elevadas.

Temos diversos privilégios no Nordeste, e um deles é o clima, não esqueça que se você quiser curtir o festival de inverno, as cidades acima mencionadas contam com tal festividade (agora canceladas devido à pandemia). Logo, no inverno você pode curtir algumas cidades do Nordeste, não necessariamente só o verão com nossas belas praias. E aí, curtiu?