Veja como impedir que o WhatsApp acesse à Internet e ativar o ‘modo offline’

fonte

Redação /

Oficina da Net

imagem

Allan White/Fotos Públicas

data - hora

07 de abril de 2021 às 15:03

fonte

Redação /

Oficina da Net

imagem

Allan White/Fotos Públicas

data - hora

07 de abril de 2021 às 15:03

Allan White/Fotos Públicas

Bloquear o acesso do WhatsApp à Internet é uma das maneiras de impedir que o mensageiro receba notificações, funcionando como um ‘modo offiline”. Veja como ativar.

Nos últimos meses o WhatsApp vem trabalhando para adicionar novos recursos e funções, dessa forma conquistando novamente os usuários que migraram para concorrentes como o Telegram ou Signal, que dispõem de maior segurança, proteção de dados e funcionalidades nativas. A opção de restringir o acesso à Internet funciona como um firewall, impedindo que o app em questão receba notificações e troque dados com os servidores.

O mensageiro ainda não traz o modo ‘offiline’, em que o usuário pode esconder seu status de atividade e confirmação de recebimento das mensagens. Por enquanto esse recurso está disponível apenas nas versões modificadas do mensageiro.

Impedir que o WhatsApp tenha acesso às conexões de rede móvel ou Wi-Fi é uma das maneiras de bloquear o recebimento de notificações no mensageiro mas permitir que os demais aplicativos continuem funcionando normalmente. Além disso, ao desabilitar a conexão com à Internet a rede social não fará o backup automático e download de mídias (fotos, vídeos, GIFs), sendo preciso reativar para que o app volte a receber mensagens e tenha uma comunicação estável com os servidores da empresa.

Esse recurso está presente a partir do Android 10 na maioria dos smartphones, porém algumas fabricantes optaram por removê-lo do sistema, logo, é necessário instalar um app de terceiros, mas que felizmente está disponível gratuitamente na Play Store.

  1. Abra a gaveta de aplicativos do seu celular e procure pelo WhatsApp, em seguida mantenha-o pressionado por alguns segundos e toque em ‘Informações’;
  2. Nessa área desça a página até localizar ‘Restringir uso de dados’ e toque sobre;
  3. Por fim, desmarque a opção que deseja impedir o acesso.

Caso queira reativar basta seguir o mesmo caminho porém marcar a opção que foi desativada anteriormente. Vale lembrar que isso impedirá que o WhatsApp tenha acesso à Internet e, consequentemente, pare de receber mensagens.

Ainda na aba das definições do aplicativo você verá opções como ‘Permissões’ e ‘Notificações’, porém apenas desativar esses recursos não fará com que o WhatsApp pare de receber as mensagens, ou seja, o contato verá o segundo ‘tick’ de recebimento mas você não receberá o pop-up na tela.

NetGuard

Para quem não possui essa funcionalidade presente de forma nativa no Android será preciso utilizar o ‘NetGuard’, firewall gratuito e que restringe o uso de dados de outros apps manualmente. A versão que utilizaremos não requer acesso ROOT mas traz algumas funções interessantes para aumentar a privacidade, sendo compatível, inclusive, com IPv4, IPv6 TCP e UDP.

  1. Abra o NetGuard e conceda às permissões necessárias;
  2. No menu superior toque para ativar o funcionamento do app e permita o acesso ao VPN do smartphone;
  3. Procure pelo aplicativo que deseja bloquear (neste caso o WhatsApp) e desabilite o Wi-Fi ou rede móvel.

Importante, não restrinja o acesso dos serviços do sistema, caso contrário o Android poderá não funcionar corretamente.

error: Conteúdo protegido. Você pode solicitar atraves do Whatsapp 82.9311-2225
banner_otica_diniz